mídia

RELEASES E NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Special Dog Company se torna primeira empresa de pet food a conquistar certificação Lixo Zero

A Special Dog Company conquistou recentemente mais uma grande certificação na área de sustentabilidade ao alcançar o índice de 98,6% de reciclabilidade e receber o certificado Lixo Zero emitido pelo Instituto Lixo Zero Brasil validado pela instituição internacional Zero Waste International Alliance.

“Essa conquista reforça o compromisso da Special Dog Company com as práticas ESG, além dos benefícios ao meio ambiente e à sociedade mantendo o comprometimento com Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, diz Luis Felipe Moreira, coordenador de Meio Ambiente na Special Dog Company.

Desde 2010, o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) representa no Brasil a Zero Waste International Alliance (ZWIA), um movimento internacional de organizações que desenvolveram o conceito e princípios do Lixo Zero no mundo. A certificação é validada pela ZWIA e operada pela Co.Circular, programa com foco em projetos de economia circular para a criação de um futuro mais sustentável.

A Certificação Lixo Zero é feita pelo instituto com base na porcentagem dos resíduos que são reaproveitados e não são destinados para aterros ou passam pelo processo de incineração. Para conquistar o certificado, é necessário reciclar no mínimo 90% dos resíduos sólidos gerados nas operações das organizações.

A avaliação conta com escala de A a D, chamada de ‘índice de boas práticas’. A escala se refere às ações e aos pontos que o estabelecimento recebeu durante a auditoria. A Special Dog Company conquistou a escala A, sendo a maior escala possível.

“A Special Dog Company alcançou escala A, demonstrando nível de excelência em relação às práticas realizadas na Gestão de Resíduos. No entanto, através da melhoria contínua, continuaremos nessa jornada pela circularidade de nosso negócio. Acreditamos muito no poder transformador da educação e este, sem dúvidas, é o resultado mais significativo dessa jornada”, conclui Luis Felipe.

Gestão de resíduos na Special Dog Company
Hoje, mais de 98% dos resíduos gerados pela matriz, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), são reciclados ou reaproveitados. É o caso dos resíduos orgânicos provenientes das mais de 800 refeições servidas diariamente no restaurante da empresa.

Por meio de compostagem, as sobras são transformadas em adubo, utilizado nas hortas orgânicas dos alimentos que abastecem o cardápio do próprio refeitório. Ainda são feitas campanhas de conscientização para que os colaboradores evitem o desperdício. Em 2022 mais de 34 toneladas de sobras de alimentos foram transformadas em adubo.

Outra iniciativa que contribuiu para a certificação Lixo Zero é o Projeto Arte Circular, que transforma uniformes usados nas fábricas em artigos para pets.

“Desde 2019, milhares de uniformes já foram transformados em peças, como bolsas, ecobags, brinquedos de tecido, roupinhas e caminhas para cães. Os itens são comercializados na comunidade e em feiras de artesanato, além da nossa Lojinha Virtual para os colaboradores e, nos eventos corporativos, priorizamos a compra dos itens do Arte Circular”, conta João Paulo Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável na Special Dog Company.


Programa MAIS Sustentável
A certificação faz parte do programa “MAIS Sustentável”, especificamente referente ao pilar “Meio Ambiente”. A iniciativa também engloba “Animais”, “Indivíduos” e “Sociedade”, foi lançada em 2022 e, em apenas um ano, teve resultados expressivos.

Fonte:  https://noticias.ambientalmercantil.com/ 

Special Dog Company