A água potável é um recurso natural muito precioso, essencial para a manutenção da vida na Terra. Na Special Dog Company, identificar maneiras de utilizar este recurso de forma racional é uma prática contínua do nosso programa de gestão de recursos hídricos. O programa já gerou conquistas importantes e agora caminha para ampliá-las.

Atualmente, 33% do total de água utilizada na fábrica da Special Dog Company provém de fontes alternativas, como captação de água pluvial e práticas de reúso. Porém, no médio prazo, temos potencial de alavancar este indicador para até 70%. Para avançar nesta direção, o programa de gestão de recursos hídricos aposta no desenvolvimento de três pilares.

Pilar 1 – Projeto Guarda Chuva

Voltado ao aproveitamento de água pluvial, o Projeto Guarda Chuva utiliza os telhados das instalações da Special Dog Company para captar água para reúso. A iniciativa nasceu de um minucioso estudo sobre índices pluviométricos e o potencial de captação de água de chuva dos telhados da nossa fábrica em Santa Cruz do Rio Pardo.

Foram instalados mais de 3,5 quilômetros de tubulação, além de reservatórios

para a água de chuva captada em pontos estratégicos da fábrica. Desta forma, consegue-se garantir melhor distribuição do recurso aos pontos de maior potencial de consumo.

Por meio do Projeto Guarda Chuva, cerca de 900 mil litros de água potável deixam de ser captados de mananciais subterrâneos a cada mês e são direcionados a usos como lavagem de caminhões, pátios externos e bacias sanitárias.

Pilar 2 – Circuito fechado

A implementação de melhorias em nossos processos industriais resultou em aumento do retorno de condensado para a caldeira. Em 2021, a média mensal de reaproveitamento de água é de 5.667 metros cúbicos, representando 61% do volume total de vapor distribuído – um excelente resultado.

Investimos na otimização dos circuitos fechados para ampliar o reaproveitamento desta água, especialmente daquela proveniente dos secadores e serpentinas de aquecimento dos tanques de óleo. Além de racionalizar o consumo de água primária, a medida gerou redução no consumo de lenha, com ganhos econômicos relevantes.

Pilar 3 – Reúso ETE Industrial

A eficiência média obtida com o tratamento dos efluentes industriais da Special Dog Company é de 98,8%. Tal performance cria uma grande oportunidade de reutilização desses efluentes como fonte alternativa de água. Para viabilizar este projeto, foram adquiridos equipamentos que serão instalados ainda em 2021, como filtro de areia, filtro de carvão ativado e sistema de desinfecção por radiação ultravioleta.

A maior disponibilidade de água tratada de reúso recomporá de imediato a demanda por este recurso no período de estiagem – meses de maio a

agosto –, ofertando mais 4 milhões de litros de água em substituição à água potável. Futuramente, espera-se que a iniciativa responda pelo fornecimento de 100 metros cúbicos de água tratada para reúso por dia.

Desde 2016, o programa de gestão de recursos hídricos da Special Dog Company já registrou uma redução do volume absoluto de captação de água subterrânea da ordem de 368 milhões de litros. “Destes, 330 milhões de litros foram obtidos alternativamente via reúso de água no processo e 37 milhões de litros a partir de captação pluvial”, informa o supervisor de meio ambiente, Luis Felipe Leone Moreira.

 

 

Canal aberto

Saiba mais sobre estas práticas com o Felipe: felipe.moreira@manfrim.com.br