Em fevereiro de 2022, a Special Dog Company, fabricante de alimentos para pets do interior paulista, lançou o programa Mais Sustentável, resultado de uma jornada de mais de 20 anos da empresa com a sustentabilidade.

Mais Sustentável materializa a vocação da Special Dog de exercer um capitalismo consciente e tem como missão auxiliar a empresa no desenvolvimento de boas práticas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa de engajamento sustentável de responsabilidade de governos, empresas e pessoas.

O “MAIS”, que dá nome ao programa, é um acrônimo para Meio Ambiente, Animais, Indivíduos e Sociedade, os quatro pilares que sustentam a atuação da Special Dog na estratégia de avançar no cumprimento dos ODS.

No segundo pilar, o A de Animais, a aspiração da companhia vai além de produzir alimentos nutritivos e equilibrados que impactam positivamente o bem-estar e a qualidade de vida dos pets. O objetivo é chegar até aqueles em situação de vulnerabilidade. 

Estes objetivos se materializam, em especial, por meio de duas ações que detalharemos a seguir – cada uma delas com metas bem definidas: a campanha Doe Amor, para divulgar e incentivar a doação de sangue pelos donos de pets e o Programa de Doações, para oferecer alimentos para animais à espera de adoção. 

Além disso, a companhia investe no desenvolvimento constante de seus produtos, inclusive mantendo parcerias com universidades a fim de oferecer um alimento que alia nutrição completa com menor impacto ambiental tanto na produção como no consumo pelos animais.

Campanha Doe Amor

Meta: Aumentar em 25% o número de animais doadores nas instituições parceiras. 
Prazo: 2022 / Ano base: 2021

Por meio de um relacionamento próximo com uma rede de 3 mil médicos-veterinários, a Special Dog tomou ciência de que os bancos de sangue veterinários têm dificuldades para atender seus pacientes devido à escassez de pets doadores. 

Mensalmente, 1.500 pets doam sangue para a campanha Doe Amor. (Foto: Divulgação)

Por esse motivo, desde 2018 a empresa realiza a campanha Doe Amor, uma ampla frente de esclarecimento e mobilização para promover a doação de sangue no mundo pet.

O objetivo é incentivar os proprietários de cães e gatos que se enquadram nos requisitos para doação a levar seus animais para doar sangue. A campanha também busca informar aos proprietários que a transfusão é uma opção de tratamento que pode salvar vidas.

Atualmente, a campanha mobiliza uma rede de mais de 60 bancos de sangue parceiros espalhados por Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Entre 2019 e 2021, a média mensal de doações da rede cresceu quase quatro vezes: de 400 para 1.500.

A divulgação funciona por meio de banners e materiais impressos distribuídos para os milhares de médicos veterinários parceiros da Special Dog – além disso, a Doe Amor também está online.

Kelly Carreiro, médica-veterinária da Special Dog Company responsável pela manutenção da Campanha Doe Amor, descreve o fluxo da ação:

“Quando um proprietário se voluntaria para que seu pet seja um doador, ele é encaminhado para um  banco de sangue parceiro. Em contrapartida, oferecemos um kit contendo brindes, alimentos e petiscos como forma de gratificação e agrado ao pet. Além disso, todo animal doador recebe um hemograma completo pelo hemocentro, possibilitando um acompanhamento constante do estado de saúde do animal.”

A estimativa é de que ao menos 4 mil animais sejam atendidos pelas 1.500 bolsas de sangue mensais coletadas pela campanha. É que, no caso dos cães, cada bolsa pode ser fracionada para atender até outros quatro pets, a depender da necessidade de transfusão.

O médico-veterinário Lucas Gonçalves Paulino Rosa, do Banco de Sangue Hemovac, em Franca (SP), avalia esse alcance:

“Na medicina veterinária, a área de hemoterapia ainda depende da conscientização e da adesão dos donos de pets. Ter a Special Dog ao nosso lado nessa missão é importante, pois, além de transmitir seriedade e confiança aos tutores de pets com perfil doador, ainda oferecem os kits, facilitando e incentivando a coleta.”

Outra forma de divulgação da necessidade de doação é a promoção do Simpósio Doe Amor, destinado a universitários cursando medicina veterinária. Em duas edições, palestras de especialistas em hemoterapia foram oferecidas para 40 universidades de cinco estados (SC, PR, SP, MG, BA). Ao todo, mais de 12 mil estudantes tiveram acesso ao conteúdo.

Programa de doações

Meta: Dobrar a quantidade de animais assistidos pelo programa.
Prazo: 2025 / Ano base: 2021

Estima-se, no Brasil, que cerca de 170 mil cães e gatos vivam em abrigos à espera de adoção. Esses pets são acolhidos por ONGs de proteção animal ou por pessoas físicas que atuam como protetores, assumindo a responsabilidade de mantê-los e de promover a adoção voluntária.

A Special Dog doa, todo mês, sete toneladas de alimentos que atendem cerca de 1.150 cães e gatos em situação de vulnerabilidade (Foto: Divulgação)

A Special Dog apoia 40 dessas iniciativas, doando, a cada mês, sete toneladas de alimentos da melhor qualidade para que cerca de 1.150 cães e gatos, em situação de vulnerabilidade, tenham acesso a uma nutrição saudável.

O programa de doações realiza processos anuais de seleção para definir abrigos, protetores e ONGs de proteção que receberão os alimentos. As iniciativas inscritas devem ter no mínimo dois anos de funcionamento e estar situadas nas regiões de atuação da Special Dog (DF, GO, MS, MG, PR, RJ, SC e SP). Elas também precisam ser aprovadas por uma avaliação técnica.

O processo de seleção para os interessados acontece sempre em janeiro.

Produtos de alta qualidade

A Special Dog se define como “uma empresa que produz alimento de alta qualidade para aqueles que nos alimentam com muito amor e carinho: os nossos animais de estimação”. 

A formulação de rações está em constante aprimoramento na Special Dog por meio de pesquisas em laboratórios próprios e de intercâmbio de conhecimento com universidades. (Foto: Divulgação)

Logo, é natural que a companhia esteja em constante busca por melhorar seus produtos ao mesmo tempo em que preocupa com o contexto em que está inserida, a partir de ações que visam redução do impacto ambiental na fabricação e na própria alimentação dos animais. São 3 milhões de pets atendidos pela empresa.

O desenvolvimento das rações da empresa mira em criar formulações com ingredientes que mantenham o alimento balanceado e que possam garantir que a maior parte do que for ingerido seja absorvido, melhorando a digestibilidade. Dessa maneira, o animal obtém os nutrientes necessários ingerindo menores quantidades. Se a ração apresenta boa digestibilidade, o animal também gera menos resíduos para o ambiente. 

A empresa também realiza substituições graduais de ingredientes. Nos últimos 2 meses, por exemplo, um palatabilizante líquido de alto volume foi substituído por outro de menor impacto ambiental.

O desenvolvimento das rações passa também por intercâmbio de conhecimento com universidades. A Special Dog mantém uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nos últimos 2 anos, o prof. Dr. Ricardo Vasconcellos realiza estudos com o ciclo de vida de produtos da empresa, gerando informações sobre os impactos ambientais relacionados à cadeia de suprimento, produção e distribuição.

Alguns destes resultados foram apresentados no mais recente Congresso Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), realizado em Campinas. Os trabalhos científicos contribuem para que a Special Dog esteja sempre inovando para atender às expectativas de seus públicos – neste caso, as pessoas, o planeta e os pets.