Confira alguns pontos de atenção para crescer com mais confiança e tranquilidade.

As lojas do segmento pet representam um mercado promissor no Brasil. A cada ano, novos pet shops são abertos, ficando cada vez mais desafiador manter um negócio de sucesso em meio à grande concorrência.

De todas as tarefas para a administração de um negócio, a gestão financeira deve ter um pouco mais de atenção. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo.

1. Tenha contas física e jurídica separadas

É importante, mesmo que a empresa seja de pequeno porte, que as contas do proprietário sejam separadas da conta jurídica da loja, para que haja melhor controle financeiro.

2. Atente-se aos prazos

Controlar as notas fiscais emitidas e os boletos para pagamentos são atitudes que fazem com que as contas fiquem organizadas, os prazos sejam cumpridos e não existam pagamentos de juros.

3. Formas de pagamento

A diversificação das formas de pagamento é fundamental, não é sempre que o cliente tem o dinheiro físico em mãos para realizar a compra, e para contornar essa situação e viabilizar a realização de negócios, além do pagamento à vista em dinheiro e boleto, a máquina de cartão é indispensável, havendo uma negociação nas taxas.

4. Controle de estoque

O controle de estoque é importante para que se saiba o que está acabando, e, portanto, precisa ser reposto para que não haja prejuízos na perda de produtos ou ainda perda de vendas por falta de produto em estoque. O ideal é possuir um sistema, mesmo que simples, para facilitar esse controle de entradas e saídas.

5. Classifique os custos e as despesas

A organização dos custos e despesas de uma empresa torna a gestão financeira mais eficiente. Na forma básica, os custos possuem relação direta com a venda dos produtos, e as despesas possuem relação indireta. Os exemplos de custos fixos são serviços de limpeza e manutenção, já os custos variáveis são as comissões. As despesas fixas podem ser entendidas como a folha de pagamento, o aluguel e a energia, e as despesas variáveis como fretes e logísticas de entrega.

6. Saiba precificar o produto

Ter uma boa ideia de como fazer a precificação é ideal para que não se perca dinheiro. Uma boa precificação de produto é, basicamente, avaliar o custo, embutir as despesas e acrescentar o lucro almejado. Também é muito importante estudar o mercado e seus concorrentes.

7. Margem de lucro

A margem de lucro é o percentual obtido entre a receita total e o lucro. É a quantia almejada de lucro sob os produtos. Uma margem de lucro bem definida acaba sendo utilizada como  indicador financeiro da empresa.

8. Simule cenários futuros

Outro ponto importante é saber a posição atual da empresa e onde se deseja que ela chegue. é importante simular cenários futuros, como boletos a vencer, e que se tenha um caixa de reserva para emergências que possam surgir.

9. Destine parte do lucro para reinvestimento

É necessário revisar os gastos para entender onde é possível economizar, podendo assim saber quanto poderá ser investido para o crescimento da empresa. No primeiro momento, provavelmente o que estiver entrando será sendo utilizado para pagar o investimento. A partir do momento que a conta é paga, é ideal que se destine uma parte do lucro para reinvestimento em instalação de sistemas, novos equipamentos ou publicidade, que irão favorecer o trabalho e aumentar o lucro.

Lembre-se: Você deve se dedicar diariamente às atividades de controle e gestão do seu negócio. Caso não tenha tempo ou conhecimento suficiente, invista em um contador ou uma empresa de contabilidade especializada. Assim você terá mais confiança para o crescimento do pet shop.

 

Referências:

12 sacadas para melhorar a gestão financeira do seu pet shop. In12 sacadas para melhorar a gestão financeira do seu pet shop. VETUS, 1 jun. 2021. Disponível em: https://vetus.com.br/universidade/8-sacadas-para-melhorar-a-gestao-financeira-do-seu-pet-shop/. Acesso em: 19 jul. 2021.

COMO FAZER a gestão financeira do pequeno negócio: Preste mais atenção às tarefas administrativas como gestão de pessoas, controles de custos, estrutura física e gestão comercial.. InComo fazer a gestão financeira do pequeno negócio: Preste mais atenção às tarefas administrativas como gestão de pessoas, controles de custos, estrutura física e gestão comercial.. SEBRAE: SEBRAE, 26 nov. 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-fazer-a-gestao-financeira-do-pequeno negocio,d999a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 19 jul. 2021.

ROVEDA, Vinícius. Guia da gestão financeira: tudo o que você precisa saber para ficar no azul. InGuia da gestão financeira: tudo o que você precisa saber para ficar no azul. Conta Azul Blog, 1 out. 2020. Disponível em: https://blog.contaazul.com/gestao-financeira/. Acesso em: 19 jul. 2021.