Entenda as avaliações que fazem parte do processo de desenvolvimento e garantem a qualidade do alimento de seu pet.

As análises laboratoriais são de extrema importância para garantir a qualidade dos alimentos e padronização dos processos e procedimentos. Com a avaliação do processo podemos identificar riscos, controlar variáveis e tornar mais eficazes as máquinas e equipamentos, melhorando também a qualidade dos alimentos. Estas análises são indispensáveis e devem ser realizadas de acordo com normas e legislações pré-estabelecidas. Com o objetivo de controlar e garantir a qualidade e segurança dos alimentos, o processo analítico é dividido em:

  1. Qualificação do fornecedor;
  2. Recebimento de matéria-prima;
  3. Desenvolvimento de produtos;
  4. Avaliação do processo produtiva;
  5. Avaliação do produto acabado;
  6. Avaliação de máquinas e equipamentos.

As análises laboratoriais têm início antes mesmo de recebermos as matérias primas, no processo chamado de Qualificação do fornecedor. Em visita à empresa fornecedora do ingrediente, apresentamos a ficha técnica do produto, contendo informações sobre a necessidade da nossa empresa em relação às características do ingrediente, como parâmetros físicos, químicos e biológicos.  O objetivo do processo de qualificação de fornecedores é reunir a maior quantidade possível de informações sobre um potencial fornecedor para identificar pendências, mitigar riscos e aumentar a eficiência do processo, garantindo um ingrediente de boa qualidade. Uma das etapas pertencentes a essa qualificação é o processo de avaliação da amostra do fornecedor, na qual avaliamos os níveis nutricionais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e preconizamos certificações nacionais e internacionais, desde análises físico-químicas (umidade, proteína bruta, extrato etéreo, matéria fibrosa, matéria mineral, minerais, ácidos graxos, parâmetros oxidativos), microbiológicas (Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Coliformes termotolerantes e totais, Enterobactérias, Bolores e leveduras, bactérias ácidos láticas, microrganismos aeróbios e anaeróbios (mesófilos totais) e de contaminantes químicos (pesticidas, Dioxinas e Furanos). No momento do recebimento da matéria-prima avaliamos parâmetros analíticos, conforme ficha técnica do ingrediente utilizada na qualificação do fornecedor, com o intuito de padronizar os processos, garantindo a qualidade do ingrediente nas formulações dos produtos. Sendo assim, com a realização das análises, os ingredientes que atendem os parâmetros da ficha técnica são liberados para a descarga e utilização. Caso esteja divergente à ficha, o ingrediente é devolvido ao fornecedor com sua devida justificativa. Com o intuito de tratar as divergências identificadas no recebimento, nos colocamos à disposição do fornecedor para desenvolver tratativas, objetivando melhorias em seu processo e, consequentemente, a diminuição das devoluções de ingredientes.

No processo de desenvolvimento de produto, as análises laboratoriais estão envolvidas com a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ao decorrer das produções, seja para produtos já existentes no mercado ou para novos produtos, avaliando as características dos processos e garantindo que o produto final esteja atendendo os padrões desejados.

Na avaliação do processo produtivo, tão importante quanto a qualidade e segurança dos produtos é o controle da segurança do ambiente onde estes são fabricados.  Além dos alimentos, é fundamental avaliar também a qualidade da água, ar ambiente e embalagens, bem como os manipuladores, com coleta de swab nas mãos e superfícies de contatos que têm interação com os alimentos (equipamentos e utensílios, por exemplo). Para cada etapa do processo é necessário monitorar indicadores microbiológicos, sendo o principal objetivo a identificação de possíveis contaminantes. Deste modo, estamos envolvidos também com o monitoramento da limpeza diária de máquinas e equipamentos do processo fabril.

A avaliação do produto acabado é realizada após as análises laboratoriais que garantem o ingrediente entregue pelo fornecedor, o recebimento de matéria-prima e o processo produtivo, sendo a última etapa de checagem antes da expedição. Nela, avaliamos os níveis de garantia do produto já finalizado, conforme descrito em rotulagem. Após essa avaliação, o produto está liberado para armazenamento e expedição.

Em suma, as análises no monitoramento e produção de alimento pet têm início em ambiente externo à empresa, ou seja, com as avaliações e análises nas empresas fornecedoras de matérias-prima (ingredientes), que tomam como base a ficha técnica, onde se determinam os parâmetros a serem seguidos para garantir a qualidade e padronização dos processos e produtos, garantindo que as matérias-primas chegarão à empresa dentro do que fora determinado. Ainda assim, com a chegada do ingrediente, o laboratório verificará por meio de análises se ele está de fato atendendo a ficha técnica, podendo assim ser liberado para descarga, armazenamento e utilização no processo produtivo.

A partir dessa etapa, as análises ficam voltadas não só ao produto em fabricação, mas também aos componentes do processo de fabricação, como máquinas, equipamentos, setores e pessoas que fazem parte da manipulação de qualquer tipo de produto envolvido na produção do alimento pet. Ou seja, nessa etapa asseguramos que os procedimentos realizados atendam aos critérios de qualidade e às normas exigidas. Por fim, com a avaliação do produto acabado nos certificamos que todas as exigências voltadas à segurança alimentar, padronização e qualidade foram atendidas, e este produto chegará ao cliente final com todo cuidado e carinho.