O número de gatos vem sendo cada vez mais presente nos lares brasileiros e, com isso, os cuidados para garantir uma boa saúde e higiene desses pets redobram. Confira como escolher a que mais se adapta na sua rotina e na do seu felino.

Os gatos possuem hábitos de higiene únicos, passando em média de 25 a 30% do seu tempo realizando a autolimpeza. Além de possuírem esse comportamento, os felinos têm o instinto de enterrar suas fezes e urina, por isso as caixas de areia são tão utilizadas pelos tutores de gatos.

Ao escolher o melhor tipo de areia, é importante levar em consideração alguns fatores, como preço, quantidade de gatos e rotina do tutor. Veja alguns diferenciais e benefícios de cada areia:

AREIA SÍLICA

A areia de sílica é a mais indicada para aqueles tutores que possuem um ou dois gatos, devido ao seu bom custo-benefício. Embora o preço seja mais elevado, esse tipo de areia tem um rendimento maior, pois absorve melhor as excretas e os odores.  Por ter essa característica, é indicada para espaços que não são tão bem ventilados. A sílica não forma torrões, então para aqueles tutores que não conseguem coletá-los ao longo do dia, é uma opção interessante. Algumas marcas trabalham com cristais de sílica que alteram de coloração após atingir a máxima absorção, assim o tutor conseguirá saber quando trocar a areia e permitir uma higienização adequada.

AREIAS BIODEGRADÁVEIS

As areias biodegradáveis, como à base de milho e mandioca, possuem um custo mais elevado, porém podem ser descartadas no vaso sanitário ou em lixos orgânicos. Além disso, auxiliam na redução dos odores e formam torrões consistentes, o que facilita a limpeza da caixa de areia. Quando a areia forma torrão, é necessário repor a quantidade descartada com nova areia, para que o gato consiga enterrar as excretas novamente.

Já as de madeira ou cereais não são tão comuns nos lares, porém também são uma opção para aqueles que buscam uma alternativa sustentável para o meio ambiente. Bem utilizada para roedores, algumas marcas comercializam esse granulado em pacotes maiores com um bom custo-benefício. Esse tipo de granulado pode apresentar tamanhos variados e diferentes capacidades de formação de torrões.

Lembrando que o indicado para o descarte do torrão é o lixo orgânico, já que é biodegradável. Essa orientação é importante, pois muitos ecossistemas podem ser mais vulneráveis à presença de areia de gato com fezes de felinos, sendo ideal que nenhuma areia higiênica para gatos seja descartada no vaso sanitário.

AREIA DE ARGILA

As areias de argila são as mais comuns e, por possuírem preços mais acessíveis, é uma opção para os tutores com mais gatos pela casa. Essas areias formam torrões e sua consistência pode variar entre as marcas. Esse tipo de granulado higiênico pode ser utilizado em ambientes mais ventilados, já que os odores não são totalmente neutralizados por ela. Os torrões devem ser descartados no lixo e não no vaso sanitário. No mercado, é possível encontrar esse tipo de areia com apelo de perfumes, porém vale ressaltar que alguns gatos podem não se adaptar ou não se beneficiarem com essas características.

A escolha da melhor areia para o gato dependerá principalmente do pet e do que o tutor quer e pode investir. Para alguns tutores, preço será primordial, enquanto outros preferirão areias mais ou menos aglutinantes. É importante ressaltar que as excretas devem ser recolhidas diariamente e a caixa deve ser limpa em toda troca de areia para contribuir com a saúde e com os hábitos higiênicos dos felinos.