Você já parou para pensar qual imagem tem passado sobre você em seu local de trabalho? Aprenda a se destacar dos demais profissionais utilizando o Marketing Pessoal.

A primeira impressão é a que fica. Este ditado é antigo, mas vale sempre ser considerado. A nossa imagem e postura, comunicam muito para as pessoas, coisas boas e ruins. Você já parou para pensar sobre qual imagem tem passado no seu local de trabalho? O que os clientes pensam sobre você? Será que gostam do seu atendimento, ou preferem que o atendente seja outra pessoa?

Para tratarmos deste assunto é importante conhecer o Marketing Pessoal, um conceito recente que nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias que buscam valorizar a sua marca individual, fazendo com que o seu lado profissional ganhe destaque no ambiente de trabalho. Ou seja, ele faz com que o seu lado profissional seja bem percebido pelas pessoas, propiciando que consiga atingir seus objetivos profissionais.

O Marketing Pessoal fez com que os trabalhadores passassem a se enxergar como um item de valor, e como tal, buscassem se valorizar, estudar, aprimorar seus conhecimentos, cuidar de seu visual, de suas atitudes e muitas vezes se reinventar enquanto profissionais, evoluindo para ganhar espaço no mercado de trabalho sem perder espaço para concorrentes, outros profissionais com posturas mais adequadas. O Marketing Pessoal permite que você se destaque dos demais profissionais.

Para tal, exige-se que o profissional saia da zona de conforto e busque o diferencial, afinal, produto que fica parado no tempo e não se atualiza, sai de circulação e perde espaço para a concorrência.

Ao entender este conceito, o que eu, enquanto profissional, posso fazer para me diferenciar e passar a ser referência no meu ambiente de trabalho?

Seguem algumas dicas:

  • Roupa: A sujeira e descuidado podem causar má impressão ao cliente e uma experiencia desagradável. Por isso, vá ao seu local de trabalho com roupa limpa e passada. Este autocuidado transparece ao cliente respeito e confiança;
  • Aparência: Vá trabalhar com cabelos limpos e penteados, unhas cortadas e limpas, barba aparada, e maquiagem coerente com o que o ambiente pede. Lembre-se: você vai receber diferentes tipos de pessoas. Passar imagem de limpeza, mostra a importância que dá a isto. E, claro, um sorriso atrai outros sorrisos;
  • Comunicação: seja simpático(a), converse com o cliente, deixe-o à vontade e tome cuidado para não ser invasivo e indiscreto em sua abordagem;
  • Seja ético: Não compartilhe informações confidenciais da sua empresa e informações sobre colegas de trabalho ou de outros clientes. Este tipo de comportamento traz desconfiança com o seu jeito de ser e com o seu caráter.

Quando cuidamos de nosso marketing pessoal portas se abrem, e quem está ao redor percebe que seu estabelecimento é confiável, que os produtos são de qualidade, que os colaboradores são atenciosos e respeitosos e que existe uma preocupação em obter excelência no atendimento. Pense nisso, faça a diferença e se destaque no seu ambiente de trabalho.