A doação de sangue também contempla cães e gatos. Como esse cenário tem se desenhado no mundo dos pets?

O mês de novembro contempla o dia nacional do doador de sangue – 25/11. Mesmo sendo uma causa bastante difundida entre a população, existem momentos de necessidade onde há escassez de bolsas de sangue para transfusões que são, em geral, procedimentos emergenciais.

Mas como é esse cenário no mundo dos pets?

Muitos tutores não sabem, mas cães e gatos também podem e devem ser doadores de sangue. A ausência de informações sobre o tema foi um dos principais motivos que fizeram a Special Dog Company abraçar essa causa, criando a campanha “Doe Amor”.

Através de parcerias realizadas com mais de 45 bancos de sangue em 5 estados brasileiros, esta campanha tem como objetivo conscientizar os proprietários que seus animais também podem ser doadores. Existem alguns pré-requisitos com relação ao peso, idade e comportamento do animal doador. Estas e outras informações sobre a campanha estão disponíveis no site.

Os animais que fazem suas doações em bancos de sangue parceiros da campanha são presenteados com um kit contendo alguns presentes, a fim de enaltecer e reforçar a nobreza deste voluntariado.

@cevetanaliafranco  |  @borders.mylife

Atualmente, os bancos de sangue veterinários encontram dificuldades para atender a todos os seus pacientes devido à escassez de pets doadores. Porém, a demanda para procedimentos de transfusão sanguínea é constante.

Caso o tutor tenha um animal que se enquadre nos pré-requisitos de doador, é importante lembrar das frequências da doação. Recomenda-se um intervalo de 03 meses no mínimo entre uma doação e outra. Manter essa frequência permite que mais animais sejam salvos mediante a necessidade de uma transfusão sanguínea.

Alguns dos requisitos para a doação de sangue pet consistem em exames físicos minuciosos além de exames hematológicos e bioquímicos, que auxiliam o proprietário a manter a saúde de seu animal bem acompanhada.

Fazer do pet um doador permite que tanto ele quando seu tutor tenham a oportunidade de ajudar os médicos veterinários a salvarem diversas vidas de outros animais.

Para ter maiores informações sobre a prática da hemoterapia em cães e gatos, baixe o ebook.