Veja quais são as diferenças e como escolher a categoria mais indicada para seu pet.

Com a ascensão do mercado pet ao longo dos últimos anos, a variabilidade de produtos inseridos neste meio aumentou consideravelmente. Hoje, ao entrar em um pet shop, podemos observar uma vasta oferta de produtos para as mais diversas finalidades, específicos para seu animal. Inclusive com as pet foods. Devido ao crescimento do mercado pet, observamos um aumento de marcas disponíveis neste ramo. Hoje também temos categorias diferentes que, às vezes, podem confundir alguns tutores. Dentre elas, podemos citar as categorias Standard, Premium e Super Premium, por exemplo. Mas como entender os diferenciais de cada uma?

Atualmente, não existe nenhuma legislação específica para as categorias dos produtos disponíveis em pet food. Essa classificação é meramente mercadológica. Então, pensando em auxiliar na escolha de um alimento ideal, elaboramos o guia abaixo:

Standard

Esta é a categoria mais básica existente na pet food. São alimentos completos, que apresentam os níveis mínimos de nutrientes recomendados, possuindo razoável palatabilidade e alto consumo pelos animais, mas apresentam menor aproveitamento dos componentes pelo organismo. Possuem matérias-primas satisfatórias, sem visar tanto a qualidade ou a longevidade do animal.

Premium

Em geral, são produtos que apresentam melhor custo x benefício. Visam a manutenção saudável do animal e garantem uma alimentação completa e balanceada. Normalmente, produtos desta categoria utilizam matérias-primas de qualidade, apresentando boa palatabilidade e boa absorção dos componentes pelo organismo do animal, mas não trazem tantos benefícios extras como as categorias a seguir.

Produtos Premium Especial

Estes alimentos trazem algumas características próximas aos produtos Premium, e captam alguns benefícios que são trabalhados em linhas Super Premium também. Em geral, sua composição não é tão diferente dos produtos de categorias Premium, mas já apresentam algumas matérias-primas de origens mais nobres, junto com benefícios que podem ser voltados para a longevidade do animal. Por isso, é comum que esta categoria contenha produtos específicos para a fase da vida do animal, incluindo produtos específicos para cães em idade sênior ou em sobrepeso, por exemplo.

Produtos Super Premium

São os produtos que englobam as matérias-primas mais nobres disponíveis na pet food, diferente das categorias anteriores. Trazem benefícios que visam a longevidade do animal, atrelada a mais alta qualidade. Os animais consomem esses alimentos em menor quantidade e já têm sua necessidade nutricional suprida, pois produtos nesta categoria proporcionam maior aproveitamento dos nutrientes. Consequentemente, acabam sendo os produtos de maior valor agregado disponíveis em um petshop. Mas com certeza valem o investimento.

Outro elemento que difere entre as categorias de pet food é a digestibilidade. Esse termo significa quanto do produto consumido será de fato aproveitado pelo animal. Produtos de categoria Premium tem digestibilidade menor do que produtos Super Premium. Isso quer dizer que em geral, quando se tem matérias-primas de melhor qualidade, a absorção do alimento pelo organismo do animal é maior e, consequentemente, seu consumo diminui. Por isso, quanto maior a categoria do produto, maior a digestibilidade que ele apresenta e, por consequência, menor será o seu consumo.

Esse é um questionamento muito comum entre proprietários: ao fornecer um alimento de maior qualidade, por que o consumo do animal diminuiu? Será que ele não se adaptou ou não gostou?

A resposta é não! Essa diferença se dá pela digestibilidade. O animal precisa de menor quantidade de alimento para se manter saciado. Mas, mesmo quando se fornece um alimento de maior qualidade, a troca gradual deve ser respeitada.

Vamos a um exemplo prático:

Supondo que um cão adulto, saudável (sem alterações metabólicas), pesando 15 kg se alimente com a Special Dog Carne Adultos, produto de categoria Premium:

De acordo com a calculadora, esse animal precisa de 280g de alimento diariamente.

Porém, se esse mesmo animal passa a se alimentar com o produto Special Dog Prime Adultos, alimento de categoria Super Premium, ele precisa consumir somente 180g por dia.

Além do consumo ser menor, produtos de categoria Super Premium trazem mais benefícios, como fontes mais nobres de gorduras (ômegas 3 e 6), fibras, proteínas, além de diferenciais como condroprotetores (que visam manutenção da saúde articular), preventivos para cálculos dentários (tártaros) e outros componentes.

Além do consumo, outro fator muito observado é a quantidade de fezes que o animal produz. Quanto maior sua digestibilidade, maior é o aproveitamento de nutrientes, então, por consequência, menor a quantidade de fezes que o animal produzirá. Por isso, um animal que se alimenta de um produto de categoria Premium produzirá mais fezes do que um animal que consome um alimento Super Premium.

Na hora de escolher um alimento de qualidade para seu animal, identifique a fase da vida que ele se encontra, opte por uma marca com credibilidade e escolha a categoria que melhor se enquadre no seu bolso!