Essa é uma dúvida muito comum entre os proprietários que possuem cães e gatos em casa. Muitas vezes, quando percebem, os gatos já comeram todo o alimento dos cães, ou vice-versa. Para evitar isso, pensam em comprar o mesmo alimento para as duas espécies. Mas o que poucos sabem é o risco que os gatos correm ao consumir um alimento que não é destinado à sua espécie e necessidades nutricionais.

Os cães e gatos pertencem à ordem Carnívora. Entretanto, existem grandes diferenças entre eles no que diz respeito a hábitos alimentares, morfologia do trato digestório e necessidades nutricionais.

Enquanto os cães tendem a ser mais onívoros, os gatos são estritamente carnívoros. Portanto, apresentam uma alta necessidade de proteína na dieta, e, consequentemente, alguns aminoácidos essenciais devem estar presentes em sua alimentação.

Aminoácidos essenciais para os gatos:

Os aminoácidos são compostos que formam a proteína. Grande parte das células, músculos e tecidos são constituídos por eles, significando que realizam diversas funções importantes para o corpo. Os aminoácidos desempenham também um papel chave no transporte e no armazenamento de nutrientes, além de serem fontes de energia. Embora existam milhares de aminoácidos na natureza, apenas vinte participam da composição das proteínas. E onze deles são essenciais para os gatos.

Os aminoácidos que não são produzidos em quantidades suficientes para suprir as necessidades do organismo são classificados como aminoácidos essenciais, e aqueles que são sintetizados em quantidades suficientes são denominados aminoácidos não essenciais.

A taurina é um dos aminoácidos essenciais para os gatos, significando que precisa ser adicionada à alimentação, tendo papel fundamental para a saúde cardíaca, da visão, da audição e reprodutiva dos felinos.

O que a deficiência de taurina pode causar?

O desenvolvimento de alterações pode começar a ocorrer após três meses de carência da taurina na alimentação, podendo ser irreversíveis. Dentre as diversas alterações que podem ocorrer, destacam-se:

- Degeneração na retina com perda de visão;

- Falhas reprodutivas e má formação fetal;

- Cardiomiopatia dilatada dos felinos, que é um sério problema cardíaco;

- Perda da audição e alterações imunológicas.

A perda de visão ocorre de forma gradual, e os proprietários tendem a perceber a alteração tardiamente, quando os animais começam a esbarrar em objetos ou não conseguem mais calcular a distância dos saltos.

Caso os gatos consumam um alimento específico para cães, mesmo que por curtos períodos, já correm o risco de adquirir sérios problemas. Por isso é extremamente importante fornecer um alimento específico e de qualidade para cada espécie.

Veja mais informações no vídeo abaixo: