A importância das especializações e atualizações profissionais diante da competitividade do mercado de trabalho.

Vamos começar com uma das perguntas que cada vez mais profissionais se fazem: será que o diploma da graduação é suficiente para me destacar na profissão?

Voltando um pouco no tempo, era comum que a grande maioria dos médicos-veterinários fossem generalistas, ou seja, atuassem de maneira pouco específica. Ao sair da graduação como clínicos gerais, bem como na medicina humana, muitos se mantinham assim ao longo de suas carreiras. Porém, com o passar dos anos e a evolução da medicina, vimos crescer a necessidade do mercado por especialistas e especialidades – e na medicina-veterinária não seria diferente.

Temos visto que as demandas por especialidades veterinárias cresceram significativamente, e cada vez mais profissionais procuram cursos, pós-graduações, especializações, mestrados e doutorados. Mas você já se perguntou por que isso ocorreu?

Um dos motivos principais é a nova relação do ser humano com o pet. É notório um laço mais próximo e afetivo com os animais, uma vez que esses deixaram de ser simplesmente “cães e gatos” e se tornaram membros integrantes da família, demandando cuidados como qualquer pessoa da casa. Visto isso, as especialidades proporcionam o desenvolvimento de profissionais mais capazes e eficientes, auxiliando em diagnósticos precisos, garantindo sucesso nos tratamentos e possuindo conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

Antigamente, não víamos esse cuidado tão intensivo com os pets. Poucos tinham acesso às consultas com o veterinário, vacinação, vermifugação etc. Com certeza, essa mudança de relacionamento motivou a medicina veterinária a evoluir de forma tão rápida. Podemos então ver a crescente necessidade de que o profissional procure meios de se tornar especialista em algo. Existem demandas por dermatologia, oftalmologia, ortopedia, medicina alternativa, comportamento, oncologia, cardiologia e muito mais.

Hoje, devido à demanda de alto nível sendo exigida cada vez mais pelo mercado de trabalho e pelos tutores de pet, é preciso ficar atento ao diferencial oferecido. Independente da sua área de atuação, é preciso tomar um rumo para se destacar na multidão – sabemos que é uma decisão difícil, pois refletirá no seu futuro profissional. Para te ajudar, selecionamos os cursos e especializações que mais tiveram procura nos últimos anos. Confira:

1. Gestão de Negócios Veterinários

Dominar questões que envolvem gestão de negócios e pessoas, marketing, matemática financeira e tantas outras coisas que estão vinculadas à administração de uma clínica, por exemplo, são coisas que não aprendemos na graduação da medicina veterinária. Estes cursos estão em alta para quem quer se manter competitivo no mercado ou então pretende empreender na área. Temos uma matéria bem legal para você saber mais sobre isso. Leia clicando aqui.

2.  Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

Segundo Abinpet (2019), o Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos de todo o mundo, sendo o terceiro maior país em população total de animais de estimação. Mais do que estatísticas, os números apresentam muitas possibilidades de atuação do veterinário. Os cursos nessa área são muito procurados, já que a demanda por diagnósticos clínicos precisos e procedimentos cirúrgicos é crescente.

3. Nutrição Animal

Ainda sobre os dados da Abinpet (2019), em 2018, a indústria de produtos para animais de estimação faturou R$ 20,3 bilhões. A maior fatia ficou por conta da indústria Pet Food, que representou 73,9% do faturamento, seguido por Pet Serv (17,7%) e Pet Care (8,4%).

Tendo em vista a fatia do mercado representada pela indústria Pet Food, podemos colocar a nutrição animal como uma especialidade muito promissora. Saiba mais sobre a atuação do médico-veterinário nesse segmento clicando aqui 

4. Diagnóstico por Imagem

A tendência por diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes vem crescendo por parte dos tutores. Com isso, a especialização em diagnóstico por imagem também teve aumento de procura. Nela, o veterinário aprenderá técnicas modernas de radiologia, ultrassom, ressonância magnética, tomografia e muito mais. Além disso, poderá proporcionar vários serviços dentro de uma clínica-veterinária.

5. Acupuntura Veterinária

Baseado em técnicas milenares da medicina chinesa, esta especialidade é uma das queridinhas do momento. Com resultados muito satisfatórios, o segmento foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em 2014, podendo o profissional atuar tanto em pequenos como em grandes animais.

6. Dermatologia Veterinária

Problemas de pele geram idas recorrentes à clínica veterinária. Estimativas apontam que 35 a 60% dos atendimentos em cães e gatos são relacionados a dermatologia. Com isso, não é surpresa que essa especialidade faça parte da lista.

7. Ortopedia Veterinária

Doenças ortopédicas e acidentes, como quedas e atropelamentos, são fatos comuns na rotina do veterinário. O ortopedista é o especialista mais indicado para realizar cirurgias e proporcionar a reabilitação após fraturas e luxações.

Todos os cursos listados acima, entre tantos outros, apresentam um grande potencial para a especialização na medicina veterinária. Além disso, existe uma demanda crescente de tutores e do próprio mercado de trabalho por especialistas. Dados de 2019 do CFMV mostraram que existem mais de 37 mil veterinários ativos registrados no estado de São Paulo, e mais de 135 mil atuantes sem registro. E aí, só o diploma é o suficiente para se destacar na multidão?