A pandemia de COVID-19 tem promovido uma ruptura importante no modelo de vida da população mundial, e estão surgindo novos hábitos e comportamentos que vieram para ficar. Diante do chamado “novo normal”, como fica o padrão de consumo da população brasileira? Como o setor pet se comporta dentro desse cenário? Como o seu negócio pode crescer em meio a essas mudanças? 

As mudanças de padrões de consumo

Recentemente, a consultoria McKinsey divulgou o estudo "O novo consumidor pós Covid-19", que analisou os novos hábitos da população em meio às medidas de isolamento social e diminuição de renda. A partir desse levantamento, projetou como será o padrão de consumo do brasileiro pós pandemia.

 

 

Outra constatação é que milhões de brasileiros perderam receita, seja por corte de salário ou demissão. A insegurança financeira deixará marcas nos hábitos de compra. A tendência é o consumidor se perguntar várias vezes se precisa mesmo daquele produto. Com isso, ao vender a comunicação deve ser muito clara para evidenciar que o produto ou serviço vale o quanto custa.

O receio de ser contaminado com o vírus acompanhará o brasileiro por um longo tempo.  O consumidor avaliará com muito cuidado se deve ou não ir a um determinado estabelecimento comercial. Por isso, a limpeza do ambiente e os cuidados durante o atendimento serão tão importantes quanto o preço.

E como fica o setor pet?

Desde o início da pandemia, o segmento pet vem chamando a atenção de especialistas. Enquanto grande parte dos setores da economia brasileira estão em queda, os segmentos ligados ao mercado pet apresentam diversos sinais positivos. É o caso da Special Dog Company, fabricante de alimentos para cães e gatos, que no primeiro semestre de 2020 teve um crescimento expressivo em seu volume de vendas comparado ao mesmo período do ano passado. E o crescimento não está restrito às grandes empresas, já que diversos petshops e clínicas veterinárias, inclusive de pequeno porte, também têm reportado crescimento. 

Outro fato que chama a atenção é que nas últimas semanas diversas ONGs têm divulgado um aumento significativo no número de adoções de cães e gatos, chegando em alguns casos a duplicar esse valor. Esse é um dado que deixa claro que, com a quarentena, os pets assumiram uma posição importante dentro das famílias brasileiras e a tão falada humanização de cães e gatos deu um passo à frente e, em muitos casos, se transformou em filiação (dar um tratamento semelhante a um filho). Isso muda completamente a relação entre homem e pets, já que quando assume o papel de filho, a qualidade do que esse animalzinho consome é muito mais importante do que o preço cobrado pelo produto ou serviço, mesmo em tempos de corte de gastos.

Por que algumas lojas/clínicas veterinárias crescem e outras não?

Analisando mais a fundo não somente os exemplos citados, mas também diversos petshops e clínicas veterinárias que pude visitar desde o início da pandemia, sem dúvida, no mercado pet o que faz a diferença entre o crescimento ou a crise de uma empresa, por menor que ela seja, é a rapidez em flexibilizar o modelo de trabalho para atender a necessidade dos seus clientes. O objetivo do seu negócio deve ser: resolver o problema de cada um dos seus clientes. Para se chegar a esse padrão de atuação, é fundamental que o gestor tenha uma leitura completa do cenário em que o seu negócio está inserido e uma visão detalhada de cada etapa da operação de sua empresa.

Um modelo eficiente que cruza essas informações é chamado de "Quatro rodas do varejo". Nesse modelo, a empresa é vista como um carro que precisa das quatro rodas em perfeito funcionamento para se deslocar de forma eficiente e rápida. No varejo as 4 rodas são: Venda, Leitura de mercado, Gestão e Parceiros.

A roda da venda

Detalhando um pouco mais, a roda da venda envolve principalmente uma padronização da abordagem dos clientes com o objetivo de criar uma relação de confiança, entender as necessidades, percebidas ou não pelo cliente, e assim apresentar os produtos e serviços adequados. Para isso, alguns pontos são fundamentais: abordagem inicial (presencial ou não), apresentação correta da solução, pós-venda, entre outros. O marketing é um dos pontos fundamentais da roda de vendas, pois é ele o principal responsável por potencializar os resultados.

A roda da leitura de mercado

Já a roda da leitura de mercado passa pelo monitoramento de todas as experiências de compra que seus consumidores têm e não somente o que o seu concorrente oferece de melhor. Quando o cliente se encanta com o modelo de atendimento da sua loja, ele não usa como comparação somente as experiências que teve em negócios do mesmo ramo, mas toda experiência de compra que teve ao longo de sua vida. Estacionamento, organização da loja, variedade de produto e,canais de atendimento são alguns dos pontos fundamentais.

A roda da gestão

No que se refere à roda da gestão, é uma das mais negligenciadas no setor pet. É muito comum que em uma loja o foco de praticamente todo o tempo e dinheiro seja na venda de produtos e serviços, o mesmo acontece em clínicas veterinárias. A gestão de um negócio deve ser dividida em gestão estratégica (financeira, compras etc.) e gestão de pessoas (comunicação, satisfação da equipe etc.).

A roda de parceiros

A roda de parceiros busca potencializar a relação ganha-ganha com todos os fornecedores, prestadores de serviço, entre outros. Essas parcerias envolvem desde o escritório de contabilidade, passando pelo tosador chegando até os fornecedores. É importante ter uma relação sólida com parceiros sérios que podem potencializar muito o seu negócio. Um exemplo disso é uma ação de compre e ganhe que um fornecedor pode fazer na sua loja.

O mais importante dentro do modelo das Quatro rodas do varejo é buscar o equilíbrio e a eficiência do seu negócio. Liste todas as etapas da sua operação e divida entre as quatro rodas. Atue potencializando os pontos fortes (que serão a identidade do seu negócio) e corrigindo os pontos fracos. Faça uma atualização frequente do quadro e discuta os resultados com sua equipe.