Entenda a importância dos materiais promocionais para o desenvolvimento de novas oportunidades de Sell-out.

A decisão de compra do cliente acontece muitas vezes dentro do ponto de venda. É nesse ambiente que se reúnem os elementos essenciais para a conversão: consumidor, intenção e produto. Dessa forma, o investimento em ações de merchandising faz com que as vendas tenham um aumento expressivo, pois apresenta alternativas visuais que chamam a atenção do cliente e o levam a conhecer as diversas oportunidades e benefícios de uma marca.

Afinal, o que é merchandising?

Quando falamos em merchandising pensamos na execução como um todo, ou seja, no conjunto de ações no ponto de venda. Essas ações acabam sendo uma ferramenta de desenvolvimento e influência na decisão de compra do cliente, envolvendo a exposição, precificação e organização das marcas. O merchandising visa expor o produto certo, na quantidade certa, com o preço certo, alinhado com apresentações visuais impecáveis e exposições corretas, que agregam uma grande percepção de qualidade da marca e dos produtos expostos, demonstrando em uma comunicação apelativa todos os benefícios, pontos fortes e detalhes atrativos dos produtos, seguindo sempre o posicionamento de suas categorias.

Chame atenção para o espaço!

Produtos e marcas podem ser expostos em vários locais dentro do ponto de venda. Essa escolha é uma importante estratégia para alcançar melhores resultados em vendas. É necessário buscar sempre a proximidade aos pontos “quentes”, ou seja, onde existe grande circulação de pessoas, como entrada e saída da loja, ao lado de produtos que vendem muito, em pontas de gôndolas e seções à altura dos olhos, entre outras posições que atinjam um dos principais pontos sensoriais do cliente: a visão.

Posicionamento correto dos produtos

Alinhar o posicionamento correto dos produtos dentro de cada categoria também é essencial, pois se aplicado de maneira incorreta pode gerar confusão na cabeça do cliente relacionada à entrega de benefícios e preços de determinada linha de produtos quando comparada a produtos da concorrência ou de outra categoria da mesma marca.

Para facilitar o posicionamento ideal de um produto no PDV, a criação de um planograma é essencial.

Exemplo: expor a linha de produtos Special Dog Prime, que está inserida na categoria de produtos Super Premium, ao lado da categoria Premium, causaria confusão para o cliente, que pode associar esses produtos a uma categoria de menor preço, que entrega menos benefícios.

Comunicação visual

Com a evolução das estratégias voltadas para o ponto de venda, é de grande importância usar a criatividade para inovar em novos materiais promocionais. Além das características físicas dessas peças, especialistas indicam a importância de trabalhar as cores e tonalidades, já que estamos falando em realmente chamar a atenção do shopper. E por que não utilizar da tecnologia para gerar uma interação? Afinal, pode ser uma forma de despertar a percepção de uma marca bem-informada e disposta a atender as necessidades atuais.            ‘

Uma alternativa para trabalhar essa ação é ajustar junto às principais datas comemorativas do ano uma comunicação especifica, criando materiais personalizados que podem estar aplicados durante determinada época, de forma a usar a criatividade dentro do ponto extra conquistado. Para essa troca de informações, é importante manter o calendário promocional bem ajustado.

O merchandising é uma grande ferramenta para potencializar as vendas da sua loja. Investindo em ações criativas, com uma comunicação visual de qualidade e uma equipe motivada, é possível fazer com que a marca e os produtos não apenas sejam notados, mas se destaquem de forma positiva em meio a tanta concorrência.