Com um bom planejamento, o aplicativo pode ser fundamental para fidelizar clientes e alavancar suas vendas!

O WhatsApp é hoje o aplicativo mais utilizado no Brasil, instalado em 98% dos celulares. Devido a sua grande facilidade de uso e baixo custo, muitas pessoas usam a plataforma de mensagens instantâneas para impulsionar seus negócios. Com um bom planejamento é possível atrair novos clientes, expor seus produtos e manter um ótimo relacionamento.

O mais indicado para perfis de empresas é usar o aplicativo WhatsApp Business, também gratuito, que possui algumas funções especificas para negócios. Com o aplicativo, é possível se comunicar com clientes, exibir produtos e serviços, responder a perguntas enquanto os clientes fazem compras, criar um catálogo de produtos, além de ter acesso a ferramentas especiais para automatizar, organizar e responder mensagens rapidamente. Clique aqui para acessar a página de download do app. 

Antes mesmo de começar a usar o WhatsApp Business para seus negócios, você deve configurar sua conta corretamente e se atentar aos itens básicos, como registrá-lo com o nome da empresa, utilizar o logotipo como foto de perfil, informar o endereço, descrição, segmento e horário de funcionamento da empresa corretamente e disponibilizar, se necessário, um link externo que pode levar ao site ou redes sociais da empresa.

Após realizar as configurações básicas, o próximo passo é realizar um planejamento de relacionamento.

Dicas para captar contatos

Antes de iniciar um relacionamento via WhatsApp, você deverá captar os contatos. Caso ainda não possua uma lista de cadastros de seus clientes, essa é a hora para fazê-la! Uma boa dica é, após finalizar a compra no balcão, perguntar se o cliente gostaria de receber promoções e novidades da loja. Caso ele aceite, solicite seu número de telefone e salve na agenda do celular da loja. Envie então uma primeira mensagem informando falar em nome da empresa, e solicite que o cliente salve o contato em seu celular.

Outra forma de migrar seus clientes para o WhatsApp é disponibilizar o número de telefone nas redes sociais da loja e incluí-lo na legenda de todas as publicações. Assim o cliente o procurará já com interesse em comprar, e você poderá salvar o contato para envio de novas ofertas.

Faça bom uso das etiquetas

Uma funcionalidade muito útil do WhatsApp Business são as etiquetas. Elas são ideais para organizar contatos e conversas, fazendo uma classificação e mantendo tudo em ordem.

Após salvar o contato de cada cliente, você pode classificá-lo com uma etiqueta, facilitando assim a personalização de mensagens. Recomenda-se etiquetar, por exemplo, os clientes que possuem cães, para enviá-los promoções e novidades deste segmento.

Utilize listas de transmissão, e não grupos

No WhatsApp, o objetivo dos grupos é reunir usuários interessados em um mesmo assunto para trocarem ideias. Dessa forma, não é o meio mais recomendado para que empresas se comuniquem com seus clientes, já que não possui funcionalidade de personalização das mensagens e pode ser visto como invasivo, levando usuários a saírem do grupo ou o silenciarem.

O que fazer então quando for necessário enviar uma mesma mensagem a vários contatos? Encaminhar um a um? Certamente não!  Além de trabalhoso, uma mensagem encaminhada diria ao cliente que aquele conteúdo não foi personalizado para ele. A melhor estratégia para enviar mensagens em massa é utilizar a lista de transmissão. Com ela você consegue criar listas personalizadas para diferentes públicos já etiquetados.

Ao usar a lista, a conversa com cada usuário ocorre em janela individual. Portanto, se alguém responder a mensagem, só você irá receber.

Importante: O usuário só receberá sua mensagem pela lista de transmissão caso também tenha seu número salvo na agenda. Daí a importância de se enviar manualmente a primeira mensagem solicitando que o cliente salve seu número.

Crie um cronograma de mensagens

Um bom planejamento é a chave para melhorar o relacionamento com clientes. Por isso, criar um calendário de mensagens é fundamental.

Além de programar as mensagens, imagens e datas das promoções, você também consegue programar alguns posts temáticos com datas comemorativas que fazem sentido para seu negócio, como Dia das Mães, Natal e Dia dos Animais.

Você também pode usar esse cronograma para incluir os feriados e datas que a loja ficará fechada, avisando previamente que os clientes antecipem suas compras.

Ao realizar este cronograma, procure manter uma frequência menor, com envios semanais ou até quinzenais para não correr o risco de ser invasivo, evitando o bloqueio.

Aproveite o Status do WhatsApp

Bem parecido com o Stories do Instagram ou Facebook, o Status é uma publicação que fica disponível por 24 horas e é visível apenas para os contatos que tenham seu número salvo.

Como o Status estará visível a todos, use para publicar novidades das lojas, promoções e até avisos.

Automatize mensagens

O WhatsApp Business também possui uma ótima ferramenta de automatização de mensagens, que pode ser utilizada para saudações ou avisos de ausência.

Ao acessar as configurações, você poderá personalizar e ativar essa função.

A mensagem automática de saudação é enviada sempre que um novo número entrar em contato pela primeira vez. Portanto, recomenda-se um texto como “Olá, agradecemos o seu contato. Como podemos ajudar?”. Já as mensagens de ausência são enviadas em resposta a qualquer contato recebido durante o horário de fechamento da loja. Por isso é importante incluir os dias e horários de funcionamento nas configurações básicas, como descrito anteriormente. Uma sugestão de texto automático para ausência é “Agradecemos sua mensagem. Não estamos disponíveis no momento, mas responderemos assim que possível”. Portanto, se foi configurado que sua loja está aberta de segunda a sexta-feira das 8 às 18h, caso alguém te envie uma mensagem às 18h05, ela receberá esse retorno e não ficará aguardando um atendimento imediato.

Receba pagamentos através do WhatsApp

Em atualização recente, o WhatsApp incluiu em suas funcionalidades um recurso que permite efetuar pagamentos com cartões de crédito de bandeiras Visa e Mastercard ou via débito no Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Essa função não gera taxas para os consumidores e não possui limite de pagamentos para vendas de produtos ou serviços.

Essa atualização pode facilitar a conversão de vendas, já que a transação acontece diretamente pelo aplicativo. Para saber mais sobre a função, acesse https://pay.facebook.com/br/

Lembre-se: São muitas as estratégias que podem ser utilizadas para fidelizar, relacionar e vender pelo WhatsApp. Aplicando-as adequadamente, você sempre estará um passo à frente da concorrência.