Conheça o processo realizado pela Special Dog Company para manter o mais alto nível de qualidade.

Você já parou para pensar sobre como é todo o processo envolvido na formulação de um alimento para pets? Ao desenvolver um produto de qualidade, pensando em atender todas as necessidades nutricionais que os pets possuem, os alimentos (tanto úmidos quanto secos) passam por diversos processos e avaliações.

A Special Dog Company possui um Centro de Pesquisas instalado em seu polo industrial que contempla um canil e um gatil, além de espaço para banho e tosa, salas para análises e exames, laboratórios e espaços para recreação dos pets. Dentro do Centro de Pesquisas da empresa se encontra uma equipe responsável não apenas pela formulação dos produtos, mas também por manter os mais elevados padrões de qualidade através de testes que são realizados rotineiramente.

Os principais conceitos envolvidos no desenvolvimento de um bom produto são a sua palatabilidade, ou seja, o quanto ele é agradável ao paladar do animal, e a sua digestibilidade, que é quanto o animal aproveita nutricionalmente do alimento.

Como funciona um Centro de Pesquisas?

O Centro de Pesquisas da Special Dog Company possui hoje 38 animais, sendo 20 cães e 18 gatos. Todos recebem cuidados especiais e possuem uma rotina, onde estão incluídos os testes com rações. Quando não estão em testes, realizam várias outras atividades.  Além da interação com os colaboradores do setor, os cães fazem caminhadas regularmente e brincam em parques de areia. Além disso, realizam atividades de adestramento com comandos básicos e agility. Os gatos são mais sossegados, mas também possuem atividades como escovação, brincadeiras com laser (caça) e flying (haste com peninhas), e são soltos no parque de grama para passeio.

Os testes realizados no local são apenas relacionados à avaliação quanto ao consumo de alimentos. Os animais não são submetidos a nenhuma técnica invasiva e não sofrem nenhum tipo de maus-tratos. A saúde e o bem-estar dos animais é prioridade!

O grande foco do Centro de Pesquisas são os animais, que são os reais consumidores. É deles o veredito final quanto ao sabor e qualidade dos produtos. Os testes servem para direcionar quanto à performance do produto e garantir que ele proporcione saúde e longevidade aos pets que irão consumi-lo.

Conheça todos os testes realizados no Centro de Pesquisas da Special Dog Company.

Além dos testes de palatabilidade e digestibilidade já citados, são realizados também os de aceitabilidade, avaliação de escore fecal e pH urinário.

Palatabilidade: o teste de palatabilidade é utilizado como uma ferramenta de avaliação da qualidade do produto formulado, bem como o seu aspecto. Leva-se em consideração sua forma, textura, dureza e densidade. Para a realização desse teste são oferecidos dois alimentos distintos ao animal, sabendo que ele irá escolher o mais atrativo (que apresenta melhor cheiro e que desperte interesse ao animal) e mais saboroso.

Digestibilidade: consiste em avaliar a porção do alimento ingerido que não foi excretado nas fezes e que, portanto, se supõe ter sido absorvido. Através da digestibilidade é possível avaliar o quanto de cada nutriente (proteína, carboidrato, gordura) está sendo aproveitado pelo organismo do animal. Vale a pena ressaltar que quanto maior o aproveitamento dos nutrientes pelos animais, menor será a quantidade de fezes produzidas. Atualmente, estes testes são realizados em parcerias com algumas universidades (como UNESP (FCAV), UEM, UFRGS, UFPR) e demais centros de pesquisas (CTA).

Importante: A palatabilidade e a digestibilidade andam juntas. Não adianta desenvolver um alimento altamente digestível, com grande aproveitamento dos nutrientes pelos animais, se ele não for palatável. O animal não irá consumir uma ração que não o agrade. O contrário também é valido: podemos ter uma ração altamente palatável que não tenha boa digestibilidade. Além disso, o correto processamento do alimento também interfere na digestibilidade e na palatabilidade.

Aceitabilidade: consiste em avaliar a aceitação do animal quanto ao fornecimento de um determinado produto. Esse teste permite avaliar se o animal irá apresentar consumo voluntário e satisfatório ou rejeição do alimento oferecido em um determinado período.

Avaliação do escore fecal: essa avaliação é de grande importância tanto para os animais quanto para os proprietários. Fezes bem formadas e consistentes refletem adequada saúde intestinal dos animais, com bom aproveitamento dos nutrientes. Além disso, também proporcionam ao proprietário mais facilidade ao higienizar o ambiente.

pH e densidade urinária: permitem conferir a saúde do trato urinário dos cães e gatos através da avaliação do pH urinário e densidade urinária, mediante o consumo de determinado produto. Fornecer um alimento que proporcione ao animal uma produção de urina com pH dentro da faixa ideal (entre 6,2 a 6,8) é de grande importância, principalmente para gatos, por apresentarem hábitos de baixa ingestão de água, e para cães de raças pequenas, que são mais propensos a desenvolver urolitíases.

Alimentos com ingredientes de alta qualidade.

Matérias-primas de boa procedência contribuem para um produto de alta qualidade e garantem diversos benefícios aos pets. Os principais ingredientes que colaboram para que os produtos possuam alta digestibilidade com sabor agradável aos pets são as fontes proteicas de boa qualidade, como a farinha de vísceras de frango, o glúten de milho 60, a proteína isolada de soja e o ovo em pó. Essas fontes proteicas apresentam ótimo perfil de aminoácidos essenciais.

Além das fontes de proteínas, os carboidratos também auxiliam na palatabilidade. O arroz, considerado uma fonte nobre de carboidratos, confere também sabor ao produto. A utilização de prebióticos como os mananoligossacarídeos junto com fibras especiais como polpa de beterraba, fibra de cana-de-açúcar e celulose, contribuem para as funções intestinais. As leveduras, além de ricas em nutrientes como vitaminas do complexo B, são também altamente palatáveis, aumentando a digestibilidade e conferindo sabor agradável para os pets.

Além do Centro de Pesquisas, diversos departamentos de uma empresa de pet food são imprescindíveis para produzir um alimento de qualidade. Os departamentos de Marketing e Vendas estudam e avaliam a necessidade e/ou demanda do mercado. O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento avalia os ingredientes a serem usados na formulação. As fábricas produzem os alimentos formulados avaliando os aspectos de processo fabril. O laboratório analisa o produto acabado para conferir se está de acordo com seus níveis de garantia (proteína, gordura, entre outros). O Centro de Pesquisas, por fim, aplica os testes citados acima para conferir a palatabilidade, aproveitamento dos nutrientes e pH urinário produzido pelos animais ao consumir o produto. Com a obtenção dos resultados dos testes, estando todos dentro da normalidade, o produto então é liberado para fabricação em grande escala e lançamento para o mercado consumidor.

Coautora: Carolina Auer Valdo