O que sua imagem fala sobre você e como usá-la a seu favor na hora do atendimento.

O marketing pessoal tem como objetivo criar uma percepção positiva sobre você e seu trabalho a partir de um conjunto de ferramentas. Mas como você, médico-veterinário, pode usá-lo?

De modo geral, pessoas criam ideias pré-formadas sobre as coisas. Por exemplo, quando alguém diz que vai ao dentista ou a um banco, já existe na mente do ouvinte uma ideia pré-formada sobre aquele assunto. Ela pode ser positiva, negativa ou até neutra, de acordo com sua vivência ou de relatos de amigos e conhecidos.

Isso não é diferente quando essa pessoa leva seu pet ao médico-veterinário! Antes mesmo do cliente passar pela porta, ele já tem uma ideia de como é uma clínica veterinária e qual o padrão que ela deveria seguir. Mesmo que inconscientemente, ele analisará o ambiente e formará sua percepção de valor daquele local. Mas será que só os aspectos de ambiente contam? Não. Ao ter contato com a equipe, essa pessoa também vai analisar o marketing pessoal de cada um. Isso inclui vestimentas, higiene, educação, além da proatividade e capacidade de encontrar soluções.

O cliente então terá contato com a pessoa mais importante para ele no momento - o médico veterinário - e também terá uma imagem pré-formada sobre as características deste profissional. Já no primeiro contato o médico-veterinário pode passar várias impressões. Por isso o marketing pessoal é tão importante para profissionais que desejam ter seu valor reconhecido.

Primeiramente, um marketing pessoal bem-feito deve ser embasado em verdades, e deve ser genuíno. Não adianta promover uma imagem de algo que você não é, apenas para parecer o melhor profissional da região. Seja um veterinário recém-formado ou mais experiente, o marketing pessoal pode ser usado para destacar seus pontos fortes.

Fato é que o cliente dificilmente notará seu valor em um atendimento somente por seu conhecimento técnico, pois na maioria das vezes ele será leigo no assunto. Um bom marketing pessoal, entretanto, fará com que ele sinta confiança e respeito por você. Para isso preparamos algumas dicas:

Comunicação verbal:

O sorriso abre portas

Nenhum cliente gosta de ser atendido por pessoas rabugentas. Não estamos sempre dispostos e felizes, mas nossos clientes não têm a obrigação de entender isso. Eles precisam se sentir seguros e acolhidos por você. Seja cordial. Isso deixará seu cliente muito mais confortável, até mesmo para passar um relato mais detalhado sobre o que está ocorrendo com seu pet.

Segurança nas palavras

Deve-se ter muita segurança nas palavras, afinal você foi procurado por ser visto como referência no assunto. Isso não quer dizer que você precise ter resposta para tudo. A medicina veterinária tem evoluído bastante nos últimos anos, e por conta disso hoje contamos com uma gama de especializações nas mais diversas áreas. Então, ao pedir para o cliente um exame complementar, ou indicá-lo a outro colega de profissão, esclareça de forma segura o motivo de sua solicitação. Um cliente esclarecido terá muito mais confiança em seu trabalho.

Ouça

O antropólogo William Ury, cofundador do Programa Harvard para Negociações, sempre reforça que a chave do sucesso para uma negociação é ouvir o outro lado. Quando o médico-veterinário questiona o cliente e lhe dá espaço para falar, ele ouve para entender, e não apenas para refutar uma opinião. Essa é uma postura que demonstra respeito ao cliente, além de ajudá-lo de forma mais assertiva.

Comunicação Visual:

Vestimentas

O trabalho do médico-veterinário envolve contato com muitos fluidos como fezes, urina, sangue, além das patinhas sujas. É muito difícil manter o uniforme limpo, mas isso não deve ser desculpa para usar um uniforme sujo durante os atendimentos. Se necessário, mantenha na clínica uniformes reservas. O cliente não tem culpa da rotina puxada, e com certeza ficará muito incomodado ao ser atendido com resquícios do último atendimento. Além disso, estar com o uniforme sujo passa uma sensação de desorganização, deixando o cliente inseguro. O cuidado serve também para os calçados, que devem estar sempre limpos.

Higiene e cuidados básicos com a aparência

Independentemente do tipo de negócio, é muito desagradável ser atendido por uma pessoa com unhas sujas, cabelos despenteados ou mau hálito, para citar alguns exemplos. Se tratando de um profissional da saúde isso é potencializado, pois saúde e higiene caminham juntas. Não se preocupar com a própria saúde demonstra falta de zelo. Uma boa higiene reflete positivamente em sua produtividade e relacionamento com os clientes.

Capacitação profissional: 

Estude!

Como dito anteriormente, não adianta realizar um marketing pessoal excelente e não buscar capacitação profissional. Um profissional atualizado e bem-informado, aliado ao bom marketing, será bem-sucedido.

A partir da aplicação dessas dicas procure criar uma identidade visual para sua marca. Agências de marketing especializadas podem lhe ajudar a criar essa identidade com cores e formas que transmitam a mensagem que você procura passar aos clientes. Além disso, crie um perfil profissional ativo nas redes sociais e faça uma programação de posts tirando dúvidas e contando dicas, curiosidades e conteúdos que tenham a ver com seu trabalho. Isso o ajudará a ser visto como uma referência no assunto para seus seguidores.