O LinkedIn é hoje a maior rede social corporativa do mundo, com mais de 690 milhões de usuários, sendo 43 milhões no Brasil. A rede possui uma média de 100 mil novos perfis criados por semana. Se você ainda não possui um perfil, esse é o momento. 

Muito mais que conseguir emprego, o LinkedIn te proporciona network e a possibilidade de promover a sua imagem e apresentar o seu trabalho para outros profissionais, empresas e até clientes.

Abaixo separamos 5 dicas para que médicos-veterinários se destaquem na rede:

1- Crie um perfil

Comece pela sua foto de perfil. Como essa é uma rede social diferente das outras, as fotos que você usa no Instagram, no WhatsApp, no Twitter ou no Facebook não são adequadas para o seu perfil no LinkedIn. Você deve escolher uma foto que tenha uma aparência profissional. Pense em qual impressão você passará para as pessoas que avaliarão o seu perfil. Coloque uma foto com jaleco e/ou camisa, uma foto que mostre um profissional de excelência e não um amador.

2- Mantenha o perfil atualizado

Participou de algum congresso, treinamento, evento ou fez algum curso? Inclua no seu perfil! Isso mostra que é um profissional que está sempre se atualizando e pronto para o mercado profissional. Se possível, poste fotos dos eventos que você participa e marque outros usuários da rede. Isso vai agregar valor ao seu perfil.

3- Defina seu título profissional

Abaixo do nome deve vir uma das principais informações disponibilizadas no perfil: o seu título profissional. Para não errar na hora de se descrever, uma dica é incluir a sua função à sua situação profissional. Por exemplo:

  • Médico-Veterinário Especializado em Animais de Pequeno Porte na Clínica X;

  • Médico-Veterinário Especialista em Nutrição Animal

4- Solicite recomendações

As recomendações que suas conexões enviam sobre você são extremamente valiosas.

Caso você não tenha recebido nenhuma até o momento, uma ótima alternativa para conquistar algumas é começar escrevendo recomendações para pessoas que você tenha trabalhado ou atendido. Ao criar recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas se sentirão mais abertas para retribuir a ação.

Se isso não adiantar, nada impede que você solicite formalmente para alguns conhecidos, pessoas que estudaram com você ou colegas de trabalho para que eles escrevam recomendações em seu perfil.

5- Siga empresas e faça parte de grupos

Além de adicionar profissionais que admira e que fazem parte do seu ciclo profissional, uma dica é fazer parte de grupos sobre assuntos que sejam pertinentes à sua atuação. Assim, participe de discussões construtivas sobre temas que você conheça e que despertem o seu interesse.

Esse tipo de conversa te auxiliará a ganhar visibilidade, além de ajudá-lo a se posicionar perante outros profissionais da área.

Outra dica para ficar atualizado no que acontece no mercado é seguir o perfil de empresas que sejam referência em seu segmento, se você se interessa no segmento petfood, siga o perfil da Special Dog Company.

Uma forma de se firmar enquanto autoridade em uma área de atuação é produzir conteúdo relevante para seus contatos. Esteja sempre antenado, compartilhe conteúdos pertinentes, seja engajado e desfrute dos benefícios dessa rede social. Lembre-se que o LinkedIn funciona como uma vitrine para futuras oportunidades de trabalho.