Confira algumas datas do ano com significado especial para animais, que podem ser usadas para petshops, clínicas veterinárias e agropecuárias.

Em vários segmentos é comum usar datas comemorativas para elaborar posts em redes sociais, enviar mensagens aos clientes, criar promoções e até produzir eventos temáticos. Essa realidade não é diferente para o mercado pet. Confira abaixo algumas datas do ano com significado especial para animais, que podem ser usadas para petshops, clínicas veterinárias e agropecuárias.

JANEIRO

O primeiro dia do ano é uma ocasião em que os clientes esperam serem lembrados, ao menos com uma mensagem de “Feliz Ano novo”. O mês também é lembrado como “Janeiro Branco”, focando na conscientização sobre saúde mental, emocional e bem-estar animal.

Por ser um período de férias, muitos tutores acabam indo viajar com seus pets. Criar posts alertando alguns cuidados também é uma ótima forma de produzir conteúdo relevante para seus clientes. Leia a matéria Cuidados com os pets na praia. 

FEVEREIRO

17/02 - DIA MUNDIAL DO GATO - Apesar de ser uma data comemorada de um jeito alegre, o dia foi criado para combater aos maus tratos e abandono de animais. É uma excelente oportunidade para criar um evento em sua loja ou realizar alguma promoção com produtos de felinos.

MARÇO

20/03 - INÍCIO DO OUTONO - Mesmo sem nenhuma data temática, março é o mês que inicia o outono, estação caracterizada por dias mais curtos, com temperaturas mais secas e frias. Durante essa estação do ano, a procura por consultas veterinárias aumenta em 30%, sendo os casos mais comuns problemas respiratórios, oftálmicos e articulares. Essa é uma oportunidade de criar posts alertando os tutores sobre possíveis doenças no período.  Acesse a matéria e veja quais cuidados ter com os pets no Outono.

ABRIL

Abril também não possui nenhuma data temática, porém a Páscoa é marcada por ser um período com muito chocolates. Por ser um alimento altamente tóxico para os pets, é de grande relevância usar a data para alertar os seus clientes sobre isso. Veja essa lista com vários alimentos tóxicos para os animais. 

MAIO

O segundo domingo de maio é marcado pelo Dia das Mães, e como mãe de pet também é mãe, usar essa data para parabenizar seus clientes é uma forma de demonstrar carinho.

25/05 - DIA NACIONAL DA ADOÇÃO - Nesta data são realizadas diversas ações e campanhas com o intuito de incentivar a adoção. Ótima oportunidade para organizar um evento de adoção de pets.

JUNHO

21/06 – INÍCIO DO INVERNO - O sexto mês do ano conta com o início do inverno, e assim como o outono, pode trazer alguns problemas de saúde para os pets. Uma boa estratégia é elaborar posts educativos e criar promoções de medicamentos e roupas para os pets se protegerem no frio. Veja alguns cuidados para essa estação

JULHO

31/07 - DIA DO VIRA-LATA - A data comemorativa sobre a raça mais amada e popular no Brasil também deve ser lembrada pelo mercado pet. Criar posts temáticos e eventos de encontro da raça nesta data são formas de comemorar e gerar identificação com os tutores/clientes.

AGOSTO

Agosto é conhecido pelo “Mês do cachorro louco”, isso porque, no Brasil, as condições climáticas favorecem a entrada das fêmeas no cio, fazendo com que os machos apresentam comportamentos mais agressivos e até briguem uns com os outros para acasalar. Incentivar os tutores a vacinar seus pets nesse período é essencial.

No segundo domingo do mês é comemorado o Dia dos Pais, ótima data para parabenizar seus clientes que são pais de pets.

08/08 - DIA INTERNACIONAL DO GATO - Além do dia mundial em fevereiro, em agosto se comemora o dia internacional do gato. Outra data especial para realizar promoções e posts sobre o tema.

26/08 - DIA MUNDIAL DO CACHORRO - Data que também deve ser lembrada pelos veterinários e lojistas do mercado pet. Excelente oportunidade para realizar um evento na sua loja.

SETEMBRO

22/09 - INÍCIO DA PRIMAVERA - É preciso ficar atento e ter conhecimento sobre as espécies de plantas que os pets têm contato, pois algumas podem ser tóxicas, ocasionando graves complicações para a saúde dos animais se ingeridas. Veja os cuidados com os pets na primavera e crie conteúdos informativos para os seus clientes.

09/09 - DIA DO MÉDICO-VETERINÁRIO - Uma das profissões mais importantes para o segmento pet também deve ser lembrada. Criar posts parabenizando os profissionais é uma forma de comemorar a data.

15/09 - DIA DO CLIENTE - Uma oportunidade de homenagear sua base fiel de consumidores, criando promoções e descontos.

OUTUBRO

04/10 - DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais. Publicar conteúdos com esse objetivo é uma forma de fazer parte da corrente.  

30/10 - DIA DO BALCONISTA - Data para parabenizar aqueles que têm a missão de atender o oferecer o melhor produto para os clientes.

NOVEMBRO

Na penúltima semana de novembro acontece a Black Friday, data bastante aguardada pelos consumidores, que movimenta o setor varejista em todo o país com descontos e promoções.

25/10 - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE - Assim como os humanos, os pets também podem ser doadores de sangue. Atualmente os bancos de sangue veterinários encontram dificuldades para atender a todos os seus pacientes devido à escassez de pets doadores. Por isso, usar essa data para divulgar a causa é extremamente importante. Para entender mais sobre o assunto, acesse o site https://www.specialdog.com/doeamor/

DEZEMBRO

Em dezembro são registrados os maiores números de abandono animal. Pensando nisso, foi criada a campanha “Dezembro Verde”, com o objetivo de conscientizar os tutores sobre abandono e maus tratos. A iniciativa é nova, mas vem ganhando espaço pelo país.

21/12 - INÍCIO DO VERÃO - Os cães e gatos podem sofrer com a elevação da temperatura. É preciso ter mais atenção e tomar alguns cuidados especiais, principalmente porque esses animais não fazem troca de calor da mesma maneira que os humanos. Grande oportunidade para petshops que oferecem serviço de banho e tosa realizarem promoções e descontos, incentivando a procura através de posts. Veja algumas dicas de cuidados nessa estação. 

25/12 – NATAL - Enviar uma mensagem desejando Feliz Natal, criar promoções e desenvolver posts temáticos são algumas formas de aproveitar a data. Para os pets, alguns cuidados podem garantir que as festividades sejam muito mais proveitosas e seguras. Veja dicas.

Ações de relacionamento através de datas comemorativas pode ser o seu grande diferencial, além de demonstrar que você está atualizado com o segmento. Use as que fizerem sentido para o seu negócio.