Em novembro, acontece o maior evento de vendas do ano, a “Black Friday”, e o segmento pet também pode surfar nessa onda, aproveitando a data para aumentar o seu faturamento!

A Black Friday é uma tradição originada nos Estados Unidos que se tornou um fenômeno mundial, acontecendo sempre na última sexta-feira de novembro, com data marcada por grandes promoções.

Hoje em dia, a tradição já faz parte do calendário brasileiro, e muita gente já se planeja para aproveitar as ofertas que podem durar até mais do que o próprio dia, podendo ser estendida durante uma semana, ou até durante todo o mês de novembro.

Na pesquisa feita pelo Google, neste ano, os brasileiros estão mais propensos a sair às compras e, conforme o levantamento, 67% dos consumidores afirmam que pretendem comprar algo.

Porém, é importante lembrar de fazer promoções reais durante esse período, pois muitas lojas e marcas se aproveitam da data para enganar seus clientes. A prática da “black fraude”, conhecida pelo ato de aumentar os preços antes das promoções e voltar ao valor original durante a data, pode ser denunciada pelo Procon como propaganda enganosa.

Confira abaixo algumas dicas para evitar imprevistos e aproveitar a data da melhor forma:

1 - ANALISE O ESTOQUE

Antes de escolher os produtos que serão ofertados, revise seu estoque e certifique-se que tenham produtos o suficiente para atender a demanda da Black Friday. Se houver poucas unidades, deixe claro nas divulgações que aquela oferta é válida somente até durarem os estoques.

Aproveite a data para impulsionar a venda de produtos que estão parados em estoque há muito tempo, ou até os que estão próximos da validade (caso você faça promoções de rações, não se esqueça de deixar clara a data de validade para os clientes).

2- PREPARE SEUS CANAIS DE ATENDIMENTO

Por se tratar de promoções atípicas com uma grande demanda de clientes, é necessário realizar o preparo dos canais de atendimento. Alinhe todas as promoções e descontos com sua equipe, preparando-os para o atendimento de forma física, com uma equipe de balconistas treinados, e online, através das redes sociais e o WhatsApp.

Lembre-se: a qualidade do seu atendimento e a agilidade nas respostas também serão fatores decisivos para que os clientes decidam comprar com você.

3- DIVULGUE SUAS PROMOÇÕES

Não deixe para fazer a sua divulgação na última hora: prepare sua loja com cartazes, decore-a com balões para chamar a atenção dos clientes, publique em suas redes sociais quais produtos estarão em oferta, o tempo de duração das promoções, e deixe claro qual o tamanho ou SKU do produto ofertado.

O WhatsApp também é uma ótima ferramenta para divulgar suas promoções, através do status e listas de transmissão. Aproveite para fazer ofertas segmentadas como, por exemplo, oferecer descontos no banho e tosa para os clientes que possuem cães.

4- VARIE NAS OPÇÕES DE PAGAMENTO

Muitos clientes podem não ter dinheiro para realizar pagamentos à vista, por isso, facilite a hora da transação com descontos para pagamento à vista, opções de parcelamento no cartão de crédito, PIX, débito e transferência bancária. Assim, você não perderá a venda e o cliente ficará satisfeito.

Uma grande tendência para essa Black Friday é oferecer descontos para quem escolher pagar com PIX, pois o dinheiro entra no caixa na hora e não há taxas para o cliente.

Durante a data, vale a pena fazer um planejamento de vendas e incluir vários meios de pagamento na estratégia. Nesse caso, é interessante reduzir as margens de lucro para faturar com o volume e melhorar a liquidez das vendas.

5- FAÇA PÓS-VENDAS

Muitos clientes podem conhecer a sua loja durante a ação, criando uma oportunidade propícia para fidelizados.

Vale lembrar que cada cliente é único, com seus próprios interesses, necessidades e “problemas” a serem resolvidos. Pensando nisso, mantenha o contato e busque conhecer estes clientes para poder realizar um pós-venda à altura do nosso negócio.

A Black Friday já faz parte do calendário promocional brasileiro, onde muitos dos seus concorrentes vão aproveitar a data para alavancar suas vendas, não fique de fora!