Em um mercado cada vez mais competitivo, a publicidade é uma ferramenta muito importante para os médicos-veterinários e zootecnistas, sendo um recurso estratégico para conquistar novos clientes, promover seus serviços e fortalecer o seu nome.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 1.649/2025, que define critérios para propaganda e publicidade durante o exercício da Medicina Veterinária e Zootecnia.

A legislação diz que toda forma de propaganda, pessoal ou dos serviços oferecidos, deve ser discreta. Os anúncios e impressos devem conter dizeres compatíveis com os princípios éticos, não implicando em autopromoção. Além disso, em qualquer tipo de publicidade deve conter o nome do responsável técnico (RT) e o seu número de inscrição no CRMV-SP.

O profissional deve assegurar que o conteúdo que ele está divulgando é cientificamente comprovado, validado, pertinente e de interesse público, sempre se pautando pelo caráter de esclarecimento e educação da sociedade.

Os materiais de divulgação, impressos ou digitais, não podem conter a informação expressa de valores cobrados pelos serviços ou formas de pagamento, assim como as chamadas do tipo: “promoção”, “desconto” ou “gratuito”. As formas de pagamento podem ser divulgadas apenas por meio de placas ou tabelas localizadas internamente nos estabelecimentos.

O QUE NÃO PODE:

  • Não devem ser publicadas imagens de “antes e depois” de tratamentos ou cirurgias;
  • É proibido fotos e vídeos sensacionalistas ou de procedimentos veterinários;
  • Preços, permutas, modalidades de pagamentos, descontos ou serviços gratuitos não devem ser mencionados em qualquer publicação;
  • Imagens de terceiros ou críticas a tratamento de outros colegas são faltas éticas;
  • Divulgação de método científico cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido pelo órgão competente não deve ser feita. Além disso, técnicas, terapias e áreas de atuação sem comprovação científica também não devem ser mencionadas;
  • Não devem ser usados termos como: gratuito, promoção, Black Friday, cobrimos qualquer orçamento e outros assemelhados, quando associados à redução de preços cobrados pelo estabelecimento;

Venda casada e concorrência

Outro ponto importante se refere à venda casada, que é uma forma de vincular a compra de um produto ou serviço a outro, prática que fere o Código de Defesa do Consumidor.

Confidencialidade na Medicina Veterinária

Com base no compromisso com a confidencialidade profissional, o médico-veterinário não poderá fazer referências a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou suas fotografias em anúncios.

Exibir imagens de pacientes ou outros animais em cirurgias ou outros procedimentos pode chocar os clientes e, ainda, comprometer a seriedade da profissão. Para fins educacionais, é necessário obter autorização do proprietário do animal para utilizar dados, fotos e informações, caso contrário, a exposição será considerada divulgação de conteúdo privativo.

MAS AFINAL, O QUE PODE?

- Divulgação de serviços e especialidades, desde que com informações verdadeiras e éticas;

- Divulgação do nome completo, número de inscrição no CRMV e qualificação profissional;

- Compartilhar conteúdos educativos, científicos e de conscientização;

- Divulgação de cursos, especializações e formações, desde que verdadeiras e sem induzir ao erro;

- Participação em eventos, entrevistas e ações de divulgação, sempre com postura ética;

CUIDADOS IMPORTANTES NA SUA COMUNICAÇÃO

- Divulgue apenas produtos e equipamentos devidamente registrados nos órgãos competentes. Isso garante segurança para você e seus pacientes;

- Proteja a imagem e os dados dos pacientes e responsáveis. Não compartilhe fotos de pacientes sem autorização, desrespeitando o Código Civil e a LGPD;

- Reposte com responsabilidade. Ao compartilhar conteúdos de terceiros, lembre-se: você passa a ser responsável pelas informações.

Ao seguir essas diretrizes, os profissionais podem promover seus serviços de forma eficaz e transparente, mantendo a confiança e a credibilidade com seus clientes e a sociedade em geral.