Sustentável
Sustentável

Orientada pelos conceitos do Capitalismo Consciente e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Special Dog Company reconhece sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente e, por isso, garante que o desenvolvimento econômico de suas atividades esteja atrelado à justiça social, à preservação ambiental e ao fomento à cultura.

MEIO AMBIENTE

Gestão Hídrica

A água é um recurso natural precioso e é tratada com muito respeito na Special Dog Company. Atualmente, 33% de toda a água utilizada na nossa fábrica em Santa Cruz do Rio Pardo provém de fontes alternativas, como captação pluvial e práticas de reúso. Nossa atividade de gestão hídrica orienta-se pela busca contínua de formas de tornar o uso da água mais racional. O investimento em tecnologias limpas e melhorias de processo nunca para, mas ele é só uma parte do trabalho.

O Projeto Guarda Chuva utliza-se dos telhados da fábrica para captar água pluvial para usos secundários, como lavagem de caminhões e irrigação. São quilômetros de tubulações conectadas a reservatórios, de onde sai a água captada para os locais de usos, minimizando o consumo de água potável. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) opera com eficiência média de 98,8% – bem acima dos 80% exigidos por lei. Em breve, os efluentes ali tratados servirão como fonte alternativa de água para reúso também.

Desde 2016, o programa de gestão de recursos hídricos já registrou uma redução no volume de captação de água subterrânea da ordem de 368 milhões de litros. Isso equivale a quase dois meses de consumo de água em uma cidade de 50 mil habitantes. 

Gestão de Resíduos Sólidos

O principal objetivo da nossa política de gestão de resíduos sólidos é tornar a operação da Special Dog Company livre desse tipo de resíduo. Com um índice de reciclabilidade de 99%, caminhamos atualmente para o que se costuma chamar de empresa “Aterro Zero”, em que todo o resíduo gerado é reutilizado ou reciclado.

Muito tem sido feito para esse patamar ser atingido. De 2015 para cá, mesmo com o crescimento de 30% da empresa, reduzimos em 70% a geração de resíduos industriais por meio, principalmente, de inovação e conscientização.

Com a implantação de um sistema de compostagem, a totalidade dos resíduos orgânicos gerados no refeitório passou a ser convertida naturalmente em adubo, que é utilizado nos jardins e em nossas hortas orgânicas. Estas, por sua vez, produzem hortaliças que enriquecem o cardápio das 600 refeições diárias servidas gratuitamente aos colaboradores.

A Special Dog Company também promove, em Santa Cruz do Rio Pardo, o Programa Ecolojista, voltado à reciclagem de embalagens plásticas pós-consumo dos produtos da empresa; o Projeto Arte Circular, que transforma uniformes usados em artigos do universo pet; e campanhas de reciclagem de óleo de cozinha, pilhas e baterias.

ANIMAIS

Programa de Doações

Estima-se, no Brasil, que cerca de 170 mil cães e gatos vivam em abrigos à espera de uma adoção. Esses animais são acolhidos por ONGs de proteção animal ou por pessoas físicas que atuam como protetores, assumindo a responsabilidade de mantê-los e de promover a adoção voluntária. A Special Dog Company apoia essas iniciativas fundamentais ao bem-estar animal, doando alimentos da melhor qualidade para que esses cães e gatos, que se encontram em situação de vulnerabilidade, tenham acesso a uma nutrição saudável enquanto aguardam a adoção.

Nosso programa de doações realiza processos anuais de seleção para definir os abrigos, protetores e ONGs de proteção que receberão os alimentos. As iniciativas inscritas devem ter no mínimo dois anos de funcionamento e estar situadas nas regiões de atuação da nossa empresa: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Elas também precisam ser aprovadas por uma avaliação técnica realizada por nossos profissionais.

Cerca de 40 iniciativas são apoiadas por ano pelo programa de doações da Special Dog Company. O processo de seleção para os interessados acontece sempre em janeiro. Clique aqui para saber mais. 

Campanha Doe Amor

Assim como as pessoas, os cães e os gatos, quando adoecem, podem precisar receber sangue. A transfusão é uma prática que salva muitas vidas, mas, para que possa acontecer, é preciso haver doadores. Por esse motivo, desde 2018 a Special Dog Company realiza a campanha Doe Amor, uma ampla frente de esclarecimento e mobilização para promover a doação de sangue no mundo pet.

As ações da campanha abrangem a divulgação da doação de sangue entre proprietários de animais e o apoio à formação profissional para a hemoterapia em cães e gatos. Nossa iniciativa conta com um hotsite, vídeo, posts para redes sociais, folhetos para tutores e material técnico para profissionais da área.

Nossa intenção é incentivar os proprietários de cães e gatos que se enquadram nos requisitos para doação a levar seus animais para doar sangue. A campanha também busca informar aos proprietários que a transfusão é uma opção de tratamento que pode salvar vidas.

A campanha Doe Amor conta com uma rede de mais de 55 bancos de sangue parceiros em estados como Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Entre 2019 e 2021, a média mensal de doações da rede subiu de 400 para 1.500. Clique aqui para saber mais. 

INDIVÍDUOS

Valorização e Cuidado com as Pessoas

As pessoas que compõem a Special Dog Company são nosso grande diferencial. Sem o compromisso individual e coletivo de nossos mais de 1.200 colaboradores, não seria possível fabricar produtos de alta qualidade como os que entregamos ao mercado, tampouco manter o perfil ativo que possuímos em termos de responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente.

Nossa política de recursos humanos tem o objetivo de contribuir para a criação de um ambiente de trabalho justo, transparente, digno, acolhedor e de excelência. Abraçamos a diversidade por meio do respeito e da valorização às diferenças, assim como do fomento à inclusão, e transformamos esse discurso em estratégias práticas com o programa De Igual para Igual. Trabalhamos com a meta de ter 30% de mulheres em cargos de alta liderança até 2025 – atualmente, este índice é de 21%.

Nosso Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é rigoroso e certificado pela norma  ISO 45001. Ela nos apoia a promover um ambiente saudável e livre de lesões. Figuramos no topo dos rankings da GPTW no Brasil desde 2013, sendo que, em 2019, fomos considerados, em nossa categoria, a melhor empresa para trabalhar na América Latina. 

Transformação Cultural

Defendemos o direito que todo ser humano tem de usufruir das artes e participar da vida cultural da comunidade. Por isso criamos, em 2014, o Centro Cultural Special Dog. A organização ocupa um casarão restaurado do século 19 em Santa Cruz do Rio Pardo, funcionando como um núcleo de convivência e disseminação da arte e da cultura.

Com 500 alunos, o espaço é voltado a pessoas de todas as idades e integra as ações de investimento social da Special Dog Company. Suas atividades incluem 24 cursos nas áreas de música, formação de orquestra sinfônica, canto coral, arte circense, artesanato, corte e costura e gastronomia; 70% das vagas são preenchidas por membros da comunidade e 30% por pessoas ligadas à empresa. 

Além dos cursos, a organização promove concertos, peças teatrais, festas tradicionais e outras performances artísticas abertas à comunidade. Por meio de leis de incentivo, a Special Dog Company já levou aos palcos do centro cultural a Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica e o Instituto Baccarelli. Os grupos tocaram sob a regência dos maestros João Carlos Martins e Isaac Karabtchevsky, respectivamente, com a participação dos nossos alunos, o que foi motivo de muito orgulho e inspiração para eles. Clique aqui para saber mais. 

SOCIEDADE

Cuidado com a Infância

A palavra “cuidar” tem um sentido muito forte para nós: cuidar das pessoas e das relações, dos produtos e processos, do meio ambiente e da comunidade. Em nossas ações sociais, elegemos o cuidado com a infância como prioridade do nosso trabalho, que se efetiva em diferentes frentes.

O Projeto de Formação de Gestores da Educação Infantil é realizado em parceria com o Instituto Avisa Lá, de São Paulo, e visa melhorar a qualidade do atendimento às crianças de 0 a 6 anos na rede pública de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo. A ação beneficia 200 profissionais, de 20 unidades educacionais, e quase duas mil crianças.

Na área da proteção da infância, somos parceiros da Childhood Brasil no desenvolvimento do Programa Na Mão Certa de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O programa busca convocar e preparar caminhoneiros para serem agentes de proteção da infância nas estradas brasileiras. Cerca de 300 motoristas de caminhão e ajudantes de frota da Special Dog Company participam da ação.

Temos, ainda, o projeto Gibi Turminha Special Dog, publicação de conscientização socioambiental que é distribuída a 35 mil crianças nos oito estados em que atuamos. Clique aqui para saber mais.

Programa Cuidar

Entendemos o voluntariado como um modo de relacionamento com a comunidade e uma forma potente de desenvolvimento, por meio da qual as pessoas podem contribuir para transformar o mundo dando o seu melhor. O Programa de Voluntariado Cuidar conta com 280 colaboradores da Special Dog Company, o que corresponde a mais de 20% do nosso quadro de pessoal.

O trabalho dos voluntários acompanha as ações de responsabilidade social e de preservação ambiental da empresa, tendo como focos a educação infantil, a assistência social, o bem-estar animal e a sustentabilidade. A adesão dos colaboradores ao programa é livre e a participação é aberta também aos familiares e à comunidade.

Uma das frentes de trabalho desenvolvidas é o projeto Conectando Carinho, uma série de encontros virtuais, para interação social e entretenimento, envolvendo voluntários e crianças que residem no abrigo Educandário O Lar da Criança, em Santa Cruz do Rio Pardo.

Noutra vertente, temos o projeto Mãos que Cuidam, que produziu mais de 22 mil máscaras de tecido para doação, e reformas realizadas em instituições públicas, como escolas e acolhimentos institucionais. Clique aqui para saber mais.

Agenda 2030

Desde 2019, a Special Dog Company integra a 
Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa que engaja 
o setor empresarial em ações voltadas ao alcance
dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 
(ODS) da Organização nas Nações Unidas (ONU).


SAIBA MAIS
Special Dog Company

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para compreender como você utiliza os nosso sites para melhorar a sua experiência. Ao utilizar este site, você expressamente concorda com o uso de cookies e tecnologias semelhantes, conforme descrito na nossa Política de Privacidade.