Voltar

NOSSA ASPIRAÇÃO

Buscamos, continuamente, desenvolver soluções inovadoras que permitam reduzir os impactos ambientais de nossa atividade, consumindo recursos de forma consciente e reduzindo a geração de efluentes, resíduos e gases de efeito estufa (GEE).

ODS Relacionados:

Nossas Iniciativas

Gestão Hídrica

A água é um recurso natural precioso e é tratada com muito respeito na Special Dog Company. Atualmente, 33% de toda a água utilizada na nossa fábrica em Santa Cruz do Rio Pardo provém de fontes alternativas, como captação pluvial e práticas de reúso. Nossa atividade de gestão hídrica orienta-se pela busca contínua de formas de tornar o uso da água mais racional. O investimento em tecnologias limpas e melhorias de processo nunca para, mas ele é só uma parte do trabalho.

O Projeto Guarda Chuva utiliza-se dos telhados da fábrica para captar água pluvial para usos secundários, como lavagem de caminhões e irrigação. São quilômetros de tubulações conectadas a reservatórios, de onde sai a água captada para os locais de usos, minimizando o consumo de água potável. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) opera com eficiência média de 98,8% – bem acima dos 80% exigidos por lei. Em breve, os efluentes ali tratados servirão como fonte alternativa de água para reúso também.

Desde 2016, o programa de gestão de recursos hídricos já registrou uma redução no volume de captação de água subterrânea da ordem de 368 milhões de litros. Isso equivale a quase dois meses de consumo de água em uma cidade de 50 mil habitantes. 

Meta: Aumentar em 60% o uso de fontes alternativas de água e reduzir em 15% o consumo absoluto de água primária.
Prazo: 2025
____________
Ano base: 2021

Meta: Aumentar em 60% o uso de fontes alternativas de água e reduzir em 15% o consumo absoluto de água primária.
Prazo: 2025
____________
Ano base: 2021

Gestão de Resíduos Sólidos

O principal objetivo da nossa política de gestão de resíduos sólidos é tornar a operação da Special Dog Company livre desse tipo de resíduo. Com um índice de reciclabilidade de 99%, caminhamos atualmente para o que se costuma chamar de empresa “Aterro Zero”, em que todo o resíduo gerado é reutilizado ou reciclado.

Muito tem sido feito para esse patamar ser atingido. De 2015 para cá, mesmo com o crescimento de 30% da empresa, reduzimos em 70% a geração de resíduos industriais por meio, principalmente, de inovação e conscientização.

Com a implantação de um sistema de compostagem, a totalidade dos resíduos orgânicos gerados no refeitório passou a ser convertida naturalmente em adubo, que é utilizado nos jardins e em nossas hortas orgânicas. Estas, por sua vez, produzem hortaliças que enriquecem o cardápio das 600 refeições diárias servidas gratuitamente aos colaboradores.

A Special Dog Company também promove, em Santa Cruz do Rio Pardo, o Programa Ecolojista, voltado à reciclagem de embalagens plásticas pós-consumo dos produtos da empresa; o Projeto Arte Circular, que transforma uniformes usados em artigos do universo pet; e campanhas de reciclagem de óleo de cozinha, pilhas e baterias.

Meta: Reciclar e/ou reutilizar 100% de nossos resíduos sólidos industriais, eliminando totalmente o envio para aterros.
Prazo: 2023

Meta: Reciclar e/ou reutilizar 100% de nossos resíduos sólidos industriais, eliminando totalmente o envio para aterros.
Prazo: 2023

Voltar
Banner Sustentável
Special Dog Company