Buscamos continuamente desenvolver soluções inovadoras que permitam reduzir os impactos ambientais de nossa atividade, consumindo recursos de forma consciente e reduzindo a geração de efluentes, resíduos e gases de efeito estufa (GEE).
A água é um recurso natural precioso e é tratada com muito respeito na Special Dog Company. Atualmente, 41,7% de toda a água utilizada na nossa fábrica em Santa Cruz do Rio Pardo provém de fontes alternativas, como captação pluvial e práticas de reúso. Nossa atividade de gestão hídrica orienta-se pela busca contínua de formas de tornar o uso da água mais racional. O investimento em tecnologias limpas e melhorias de processo nunca para, mas ele é só uma parte do trabalho.
O Projeto Guarda Chuva utiliza-se dos telhados da fábrica para captar água pluvial para usos secundários, como lavagem de caminhões e irrigação. São quilômetros de tubulações conectadas a reservatórios, de onde sai a água captada para os locais de usos, minimizando o consumo de água potável. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) opera com eficiência média de 94% – bem acima dos 80% exigidos por lei. Desde 2016, já economizamos quase 727 milhões de litros de água potável. Atualmente, são 8,2 milhões de litros economizados todos os meses.
A Special Dog Company tem investido desde 2013 em melhorias contínuas para otimizar o uso de vapor e recursos energéticos em sua produção. Com foco na redução de perdas de vapor, aumento do retorno de condensado e redução do consumo de água e lenha, a empresa implementou diversas mudanças ao longo dos anos, como a instalação de estruturas para melhorar o retorno de condensado e a substituição de tubulações para reduzir perdas de calor. Além disso, a qualidade da água foi aprimorada com a instalação de um filtro de polimento, diminuindo as descargas e economizando água e energia. Essas ações resultaram em uma significativa redução no uso de lenha e nas emissões de CO2, evidenciando a eficiência e sustentabilidade do processo.
Dados consolidados em junho de 2025.
Contribuir para uma economia mais circular é o principal objetivo de nossa política de gestão de resíduos sólidos. Fazemos uso de uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossas atividades.
De 2015 para cá, mesmo com um crescimento no volume de produção superior a 76%, reduzimos significativamente a geração de resíduos industriais destinados a aterros, por meio, principalmente, de inovação e conscientização.
Com a implantação de um sistema de compostagem, a totalidade dos resíduos orgânicos gerados no refeitório passou a ser convertida naturalmente em adubo, que é utilizado nos jardins e em nossas hortas orgânicas. Essas, por sua vez, produzem hortaliças que enriquecem o cardápio de mais de 800 refeições diárias servidas gratuitamente aos colaboradores.
A Special Dog Company também promove, em Santa Cruz do Rio Pardo, o Projeto Arte Circular, que transforma uniformes usados em artigos do universo pet, além de campanhas de reciclagem de óleo de cozinha, pilhas e baterias. Também buscamos reduzir nosso impacto na ponta da cadeia de valor por meio do Programa Ecolojista, voltado à reciclagem de embalagens plásticas pós-consumo de produtos do segmento pet food, que já retornou 7.980 unidades desde sua criação.
Desde 2015, reduzimos em 70% a geração de resíduos industriais não-recicláveis, e em 2024, recebemos a certificação Lixo Zero na escala A, sendo a maior escala possível, atingindo um índice de reciclabilidade de 99,1%, superando os dados de 2023, quando se tornou a primeira indústria pet food a obter o título.
Dados consolidados em junho de 2025.