Será que todos são seguros? Veja algumas dicas de cuidados com os brinquedos dos pets.

Ao receber um pet em casa, a primeira coisa que pensamos em fazer é comprar itens e acessórios para o nosso novo amigo. Esses itens vão desde casinha, caminha, comedouros e bebedouros até, claro, vários brinquedinhos.  

Mas é preciso ter atenção na hora de escolher os brinquedos para os seus pets, pois nem todos são seguros. É preciso procurar aqueles que atendam às especificidades de cada animal.

Para fazer uma boa escolha, é importante verificar se o brinquedo é destinado a cão ou gato, se é indicado para animais filhotes ou adultos, e, ainda, se o seu tamanho atende ao porte do seu animal, pois brinquedos muito pequenos podem oferecer riscos a animais de porte maior.

Após confirmar tais indicações, atente-se também às características abaixo:

Material

Verifique o material que o brinquedo foi confeccionado. Prefira os de materiais que não sejam tão rígidos ou quebradiços, e que, ao ser mordido, não quebre facilmente e nem solte lascas. Isso evita com que seu pet venha a sofrer lesões na boca, ou até mesmo fraturas nos dentes.

Tamanho

Como citado anteriormente, é importante estar atento ao tamanho do brinquedo para que este fique de acordo com o tamanho do animal, pois um brinquedo muito pequeno para um cão filhote ou até mesmo para um de porte pequeno pode ser facilmente engolido. Caso isso aconteça, o pet pode se engasgar, ou até ter uma obstrução intestinal.

Partes que podem se soltar

Alguns brinquedos podem conter partes ou peças que, ao serem mordidas, podem se soltar, se tornando um pequeno objeto. Evite adquirir itens que tenham mais de um tipo de material e que contenham peças que possam quebrar, serem ingeridas ou machucar o pet na hora das brincadeiras.

Brinquedos com fios

Os objetos destinados principalmente aos gatos costumam ter fios e cordinhas. Esses brinquedos devem ser utilizados pelo tutor na hora das brincadeiras com o felino e, após o uso, a orientação é deixá-los fora do alcance dos animais pois, caso os pets entrem em contato com esses objetos sem a devida supervisão, podem vir a se enroscar ou até engolir algumas partes, e a ingestão de objetos como fios e cordões pode causar sérios problemas intestinais, sendo necessário, em alguns casos, realizar uma cirurgia para remoção.

Brinquedos caseiros

Nem sempre os brinquedos que compramos para os nossos pets são os preferidos deles. Muitas vezes, eles acabam optando por objetos caseiros e utilizando-os para sua diversão. Dessa forma, precisamos ter o mesmo cuidado com tais itens para garantir que a brincadeira seja segura.

Os gatos, por exemplo, amam brincar com caixas de papelão, bolinhas de meia, ursinhos de pelúcia, novelos de linhas, dentre outros. Certifique-se de que o brinquedo escolhido por ele também não solte fios ou peças pequenas.

Já para os cães, uma garrafa pet é motivo de muita alegria e garantem muito tempo de distração e diversão para os pets, inclusive podem ser personalizadas para fazer um brinquedo interativo de enriquecimento ambiental, mas tome cuidado com as tampas das garrafas, que podem ser engolidas, e com embalagens de produtos de limpeza, pois o pet pode se confundir e acabar brincando com alguma garrafa que contenha restos de produtos que podem ser tóxicos para ele.

Outro cuidado importante é com os enfeites da casa, que podem ser brilhosos, coloridos, e até fazerem barulhos que atraiam os animais.

Brinquedos das crianças

Quem tem criança em casa sabe que os brinquedos predominam em todas as partes do lar. E, geralmente, brinquedos infantis possuem muitas cores e formas que atraem a atenção dos pets. Por isso, tenha cuidado com aqueles que tenham peças pequenas, como:

  • Legos
  • Carrinhos
  • Bonecos
  • Bolinhas

Que, ao serem mordidos, podem estragar, ou até mesmo serem ingeridos pelo pet.

Oriente as crianças sobre quais brinquedos podem ser usados para brincar com os animais, e quais devem ser mantidos fora do alcance deles. Além de manter os objetos e os pets em segurança, essa prática também contribui para que as crianças entendam sobre as responsabilidades e cuidados que eles já podem ter com os seus animais. 

Mas então, quais brinquedos são seguros para os animais?

Existem diversos brinquedos seguros e divertidos para os seus pets. Veja alguns exemplos:

  • Fabricados com borrachas, nylon;
  • Bolinhas próprias para pets;
  • Varinhas com penas, ou que estimulem a caça para os gatos;
  • Com formas e tamanhos específicos;
  • Brinquedo adequado para o tipo de ambiente a ser utilizado;
  • Interativos, que reforçam a memória e aprendizagem do pet;
  • Petisqueiras – que contribuem para o enriquecimento ambiental;
  • Brinquedos caseiros criativos que sejam seguros para os animais.

Lembre-se sempre de supervisionar a brincadeira dos seus animais, e cuidar da rotina de limpeza dos itens. Uma boa opção é intercalar os brinquedos, deixando sempre algum como novidade.

Assim, a sua interação nas brincadeiras com os pets vai fazer toda a diferença! Com certeza a diversão será mútua, proporcionando bem-estar e alegria para toda a família.

 

ATENÇÃO – ESSE É UM CONTEÚDO DE CARÁTER INFORMATIVO. CASO PERCEBA OU DESCONFIE QUE SEU PET ENGOLIU ALGUM BRINQUEDO OU PARTE DELE, LEVE-O IMEDIATAMENTE AO MÉDICO-VETERINÁRIO. ELE FARÁ TODOS OS EXAMES E UTILIZARÁ A ABORDAGEM NECESSÁRIA PARA CADA CASO.