Como aproveitar a ceia de Natal com os pets de forma saudável.

Natal é tempo de confraternizar com a família, com os amigos e pessoas especiais, e claro que os pets não podem ficar de fora dessas festas.

Geralmente, são nessas comemorações que as famílias realizam as trocas de presentes, e esses momentos são marcados também por muita comilança, principalmente no dia da ceia de Natal.

As ceias são recheadas de comidas, doces e bebidas, e para que os pets possam participar desses momentos com a família, é importante relembrarmos de alguns cuidados necessários para preservar a saúde dos nossos bichinhos.

Alguns alimentos presentes na ceia de Natal podem conter ingredientes que não fazem bem aos animais, podendo inclusive ter potencial tóxico e vir a acarretar sérios prejuízos à saúde deles. Os alimentos destinados aos pets devem ser balanceados de acordo com a sua necessidade nutricional, além de serem seguros e práticos para servir.

Para que os animais participem das comemorações, eles não necessariamente precisam se alimentar com a família, pois, durante a ceia, alguns membros da família ou até mesmo as crianças, ao querer agradar o pet, podem oferecer pedaços de alimento que não farão bem a eles.

A seguir, conheça alguns alimentos presentes nas ceias de Natal que não podem ser consumidos pelos pets:

  • Uva e uvas passas – esses ingredientes estão sempre presentes na mesa da ceia, seja em receitas doces ou salgadas, mas é importante ter muito cuidado, pois as uvas contêm substâncias que podem causar intoxicação nos pets.
  • Frutas com sementes, como maçãs, ameixas e cerejas também devem ser evitadas.
  • Alho e cebola – esses são ingredientes muito utilizados em várias preparações, sendo alguns dos principais temperos das comidas brasileiras. Entretanto, não são indicados para pets. Por conta disso, os animais devem ficar longe de alimentos que foram preparados com esses ingredientes.
  • Chocolates (chocotones, bombons, sobremesas em geral) – o cacau presente nos chocolates, principalmente os mais escuros, contém uma substância chamada teobromina, que tem potencial altamente tóxico aos pets.
  • Deve-se ter atenção também aos alimentos que contenham ossos em geral (peru, chester, frango, pernil suíno) ou espinhas de peixes (bacalhau, salmão). Por mais que não sejam tóxicos, podem oferecer riscos aos pets, como fraturas nos dentes, machucados na boca ou até mesmo em órgãos internos, como perfurações de esôfago e intestino.

O cuidado deve ser tomado não só ao oferecer esses alimentos aos animais, mas também cuidar para que eles não alcancem e ingiram sem que alguém perceba. Os gatos, por exemplo, que possuem facilidade em acessar locais mais altos, podem conseguir “roubar” petiscos da mesa, ou de cima da pia.

Outro cuidado importante também é com copos com bebidas alcoólicas no chão ou em outros locais onde os pets possam ter acesso e as ingerir acidentalmente. As bebidas alcoólicas podem ser altamente tóxicas, e uma dose pequena pode eva-los a entrar em coma alcoólico.

Ao serem ingeridos pelos pets, os alimentos tóxicos podem causar vômito, diarreia, desidratação, paralisia e, em alguns casos, podem levar a óbito. Infelizmente, o tratamento dessas intoxicações são somente paliativos, e a ingestão de pequenas doses desses alimentos já podem ser irreversíveis. A qualquer sinal diferente percebido, leve seu pet imediatamente ao Médico-Veterinário.

Então o que pode ser oferecido aos pets na ceia de Natal?

Atualmente, existe no mercado uma diversidade de alimentos e petiscos destinados aos pets, incluindo petiscos temáticos e panetones. Você até mesmo pode montar bolos, biscoitos e sorvetes com sachês, patês e Snacks. O que vale é usar a criatividade e colocar a mão na massa. Com certeza os pets vão amar!

Caso queira inovar, mas o seu pet não é acostumado com alimentos muito diversificados, vale também comprar um comedouro novo temático, ou um jogo americano de Natal e oferecer a ração que ele já consome. Tudo é válido para não passar a data em branco.

Se você optar por oferecer um alimento diferente ao que o pet é acostumado, não se esqueça de fazer a adaptação gradual. Essa dica vale para qualquer alimento novo.

Outra opção que pode agradar o seu animalzinho é preparar brinquedos interativos que soltam petiscos. Além de distrair o seu pet, também é uma ótima forma de enriquecimento ambiental. Nessa época, também existem várias opções de brinquedos com temas natalinos, assim como adereços e fantasias.  

Agora, se você achar que os pets não vão aproveitar muito as comemorações com a família pois não gostam de movimentação e barulho, existem alternativas válidas para que seu pet possa aproveitar em um ambiente mais confortável para ele.

Estamos falando dos espaços Pet Friendly ou hotéis para pets.

Esses locais são preparados e possuem toda a estrutura e profissionais capacitados para favorecer que os pets sejam muito bem cuidados e possam se divertir de forma segura. Em algumas cidades, esses espaços preparam encontros e festas temáticas, cheias de brincadeiras destinadas aos pets.

É possível que o pet passe algumas horas ou fique hospedado. Esta é uma opção, caso sua família vá viajar e não seja possível levar os pets junto.

Ao deixar os pets nesses espaços, é sempre importante entender qual o cronograma e quais atividades serão desenvolvidas, além de saber se alguma brincadeira irá incluir alimentos, assim você pode levar os petiscos os quais seu pet já é adaptado, ou adaptar o pet alguns dias antes dos alimentos serem ofertados.

Caso o seu pet não esteja acostumado a muita agitação e prefira ficar em casa, uma boa dica é deixá-lo em um ambiente mais reservado, respeitar as características dele e não o forçar a interagir com os convidados e crianças, pois isso pode causar um estresse desnecessário ao seu pet.

É válido também sempre buscar informações com o seu Médico-Veterinário de confiança. Ele já conhece o seu pet e pode te orientar da melhor forma sobre as atividades e alimentos que poderão ser oferecidos a ele.

Além da ceia, conheça também outros cuidados com os pets durante as festas de final de ano.

Com todas essas dicas, desejamos que você e sua família tenham um excelente Natal e aproveitem ao máximo as festas e comemorações junto aos seus pets, de forma saudável e segura.